Eduardo Zorzanello palestra em fórum da OMT

Por: Camila Oliveira

 

Em diversas datas do ano a Organização Mundial do Turismo (OMT) reúne os seus membros afiliados para debater sobre as principais tendências do setor turístico e possíveis preocupações. O diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, participará da 1ª Conferência de Membros Afiliados da OMT sobre abordagens inovadoras para superar a sazonalidade: o Punta del Este Prototype. Zorzanello apresentará o case Gramado contra a sazonalidade e ainda mostrará o potencial turístico da cidade.

 

Sazonalidade

 

A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ele tem manifestações ambientais e sócio-culturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.  O grande problema disso, para a maioria dos destinos no mundo, são as flutuações significativas na visitação durante o ano. Gestores de destinos, profissionais de marketing, empresas de turismo e outras partes interessadas afetadas por ela precisa encontrar formas inovadoras e criativas de superar essas oscilações, apoiando o desenvolvimento sustentável de seus destinos.

 

Gramado apresenta um contexto muito amplo contra esta questão, por meio de diversas ações, principalmente de seus eventos. Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festival de Turismo de Gramado, entre outros, que fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano.

 

Segundo Zorzanello, esta é uma grande oportunidade para Gramado e para o Brasil: “Trata-se de um momento ímpar e especial para poder aproveitar a experiência exitosa de Gramado no combate a sazonalidade. É um importante fórum, onde poderemos divulgar a cidade para autoridades do setor turístico da Europa, da América do Norte e da América Latina”, ressaltou.

 

CO

Deixe uma resposta