Em São Paulo, a 6a. Conferência Internacional sobre o Turismo Responsável

Por: Antonio Euryco

Junho é o mês de responsabilidades e análises sobre fundamentos diretos de qualidade de vida, preocupações de agora e projeções de futuro.  Com assuntos envolvendo o meio ambiente, como a própria conferência do Rio+20 que acontece no Rio de Janeiro, em São Paulo acontecerá uma reunião com especialistas  e organização de professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade São Paulo.

 

A 6a. Confederência Internaional sobre o Turismo Responsável – a RTD 6 – ocorrerá de forma paralelo ao evento no Riocentro e tem como objetivo debates e reflexão sobre o que funciona ou não em termos de turismo sustentável , além de gerar integração para novas ações.

 

Como arena de discussões  do turismo sustentável como fonte de renda, atração e retenção da atividade economicamente transformadora. Ao longo dos próximos 10 anos a indústria deverá crescer em uma média de 4% ao ano elevando-a a participante com 10% no PIB mundial e será responsável por 328 milhões de empregos no mundo. Atualmente o Brasil contribui com US$ 79 bilhões e gera 7,7 milhões de empregos no setor de turismo.

 

O evento contará com representantes da Organização Mundial do Turismo (OMT), United Nations Environment Programme (UNEP), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e várias outras organizações internacionais, com palestrantes da OMT, .Michingan State University (EUA), Qeshm Island (Irã), Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile), Forum Natura International, Themis Foundation da OMT, Greenearth Travel, Kuoni, Accor, Consevation INternational, Rainforest Alliance, SESC e diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

        

O público participante será integrado por representantes de agências internacionais e intergovernamentais, governos nacionais, estaduais e locais, empresários do turismo, hoteleiros, operadores de turismo emissivo e receptivo, guias, planejadores, arquitetos e demais envolvidos em projetos de desenvolvimento urbano. Alguns prefeitos e secretários de turismo das estâncias turísticas vinculadas à APRECESP, como é o caso de Amparo, Aparecida, Holambra, Santos, São Vicente e Socorro já confirmaram presença no evento.

No dia 18, a partir das 13:00 , a bertura da 6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável  terá pronunciamentos de Eduardo Sanovicz, Universidade de São Paulo e ex-presidente da Embratur. e do Professor Dr. Harold Goodwin, Leeds Metropolitan University e International Center of Responsible Tourism. 

A seguir, a primeira conferência será  “Aprendendo com 20 anos de retórica e prática do turismo sustentável” ,por Eugenio Yunis, Vice-presidente Executivo da Fedetur Chile, e ex-diretor de Desenvolvimento de Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo (1997-2007) e Diretor Geral dos Programas de Trabalho da Organização Mundial do Turismo (2007-2010). 

 

A programação geral da RTD6 pode ser consultada no site www.gtci.com.br/rtd6 e as inscrições devem ser feitas online e custam R$ 275 individualmente. A realização do evento é resultado de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa   “Turismo, Conhecimento e Inovação” da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e o Internacional Centre for Responsible Tourism da Leeds Metropolitan University. Apoiam o evento a Fecomércio, São Paulo Turismo e o São Paulo Convention & Visitors Bureau.

 

AE

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui