Embaixada dos EUA suspende emissão de vistos

Norma vale a partir de hoje e prevê um serviço emergencial para atendimento aos cidadãos norte-americanos residentes no Brasil

EUA suspende emissão de vistos

A partir de hoje (17/3), a Embaixada dos Estados Unidos e os Consulados no Brasil cancelarão as entrevistas rotineiras para emissão de visto de imigrante e não imigrante. Ainda não há data para retomada dos serviços de visto, mas o compromisso de que ocorra o mais rápido possível.

Caso a entrevista de visto seja cancelada, o solicitante de vistos receberá uma notificação por SMS e/ou e-mail e poderá reagendar conforme sua conveniência quando as operações normalizarem. A Embaixada reforça que a taxa MRV é válida pelo período de um ano a partir da data de pagamento e poderá ser usada para um pedido de visto no país em que foi adquirida durante esse período.

Para assuntos urgentes, a recomendação é seguir as orientações fornecidas no site, entrar em contato pelo e-mail ou por telefone para solicitar um agendamento de emergência.

Serviço emergencial aos norte-americanos

O Atendimento ao Cidadão Americano oferecerá o serviço emergencial para os cidadãos norte-americanos residentes no Brasil a partir de hoje (17/3). Solicitações de rotina não relacionadas à segurança – como renovação de passaportes sem viagens iminentes – não são considerados emergências e não serão agendados neste momento.

Os agendamentos estão cancelados para todos os norte-americanos que possuem agendamentos a partir de hoje. Será preciso reagendar o serviço, assim que a Embaixada e os Consulados reabrirem os serviços regulares pelos canais telefônicos e on-line. “Por favor, não venha à Embaixada, Consulado Geral ou Agência Consular” solicitam, em nota enviada ao Brasilturis Jornal.

Para realizar um agendamento de emergência em casos sensíveis ao tempo e urgentes, envie um e-mail para a Embaixada ou Consulado dos EUA mais próximo. Vale lembrar que as Agências Consulares dos EUA em Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) não emitem passaportes de emergência no mesmo dia.

Essa norma, vigente a partir de 17 de março de 2020, aplica-se aos serviços de Atendimento ao Cidadão Americano fornecidos na Embaixada dos EUA em Brasília (DF), consulados-gerais dos EUA em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Porto Alegre (RS), além de Agências Consulares dos EUA em Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). 

A Embaixada dos EUA em Brasília, em nome de todos os Consulados e Agências no Brasil, ficará responsável por notificar a comunidade dos EUA assim que os serviços de rotina estiverem operacionais novamente. 

Para mais informações, veja: página web da Embaixada sobre COVID-19.

Deixe uma resposta