Embraer testa aeronave autônoma pela primeira vez no Brasil

A novidade da Embraer foi desenvolvida em conjunto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

0
Embraer
Embraer realizou testes no final do mês de agosto

Nesta terça-feira (8), a Embraer divulgou resultados do primeiro teste de uma aeronave autônoma no Brasil. A ação foi fruto da cooperação científica e tecnológica com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nas áreas de robótica autônoma e inteligência artificial.

O teste, que aconteceu na última semana de agosto, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), foi bem-sucedido. O protótipo se movimentou em solo por um trajeto previamente estabelecido e sem interferência humana. O conjunto de navegação por sensores e imagem conduziu a aeronave pela pista de decolagem, área de táxi e pátio.


LEIA MAISEmbraer e Boeing devem concluir parceria estratégica em 2020Azul recebe o maior jato comercial da Embraer; confira
+ Embraer oficializa venda de cinco aviões multimissão KC-390

“Buscamos posicionar o Brasil na vanguarda dos processos de inteligência artificial em diversas aplicações,” disse Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer.

Parcerias

Além da Ufes, a Embraer aposta na colaboração com universidades e centros de pesquisa no País e exterior. A lista de destaques inclui as instituições:

  • Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
  • Fundações de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc)
  • Fundações de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp)
  • Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig)
  • Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here