Embratur amplia interesse de agentes colombianos por Brasília e Minas

Por: Carolina Maia

Desembarcaram nesta segunda-feira, dia 10, em Brasília (DF), dez profissionais de turismo da Colômbia para conhecer os principais pontos turísticos da capital federal e de cidades históricas de Minas Gerais. O grupo fica no Brasil até o dia 15 e visitam, além de Brasília, Belo Horizonte, Ouro Preto e Brumadinho (MG). A viagem é uma iniciativa do Comitê Descubra Brasil na Colômbia, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Avianca e Secretarias de Turismo de Brasília e Belo Horizonte.

“As viagens de familiarização com operadores de turismo e agentes de viagens tem o objetivo de proporcionar as vivências que os turistas terão ao visitar os destinos brasileiros”, explicou o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso. Ele também ressaltou que, com a iniciativa, os profissionais voltarão para a Colômbia aptos e estimulados a oferecer destinos brasileiros.

Durante as visitas, os profissionais de turismo da Colômbia poderão conhecer, além dos pontos turísticos, a gastronomia e a cultura dos destinos. Em Brasília, está no roteiro visita aos ícones arquitetônicos da cidade, como a Catedral Metropolitana, Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Praça dos Três Poderes. Eles também deverão passar pela Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Palácio da Alvorada, Memorial JK, Santuário Dom Bosco, e pelos tempos Budista e de Boa Vontade. O Pontão do Lago Sul, a Torre de TV Digital e a Chapada Imperial também serão conhecidos pelos colombianos.

Em Belo Horizonte, os operadores e agentes participarão de um encontro de negócios com profissionais brasileiros e farão um city tour para conhecer a Praça da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais. Também passarão pela Lagoa da Pampulha pare conhecer as obras de Oscar Niemeyer. Em Ouro Preto, passarão pelo Museu do Oratório, Matriz do Pilar e Feira da Pedra Sabão. De Ouro Preto, seguirão para Brumadinho para conhecer o Instituto de Inhotim.

O mercado colombiano

A Colômbia é um dos 17 mercados prioritários de atuação da Embratur. Em 2011, este país foi o 12º maior emissor de turistas para o Brasil, subindo uma posição no ranking em relação a 2010. Somente no ano passado, foram 91.345 turistas colombianos visitando o Brasil contra 85.567 no ano anterior. Esses números mostram que a Colômbia é responsável por 1,68% do receptivo de visitantes estrangeiros.

Além de ser um dos principais emissores de turistas, a Colômbia está localizada na América do Sul, continente considerado prioritário para a promoção dos destinos turísticos brasileiros. “Para alcançarmos a meta de 10 milhões de visitantes em 2020, precisamos investir no turismo intrarregional, muito praticado na Europa”, destacou o diretor. Ainda de acordo com ele, é necessário investir na ampliação da malha aérea com esse país para intensificar o fluxo de turistas. Atualmente são 28 freqüências semanais.

CM

Deixe uma resposta