Embratur e Frente Parlamentar aceleram desenvolvimento do Turismo

Presidente da Embratur, Gilson Lira, apresenta ações da Embratur durante reunião da Frentur

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai estreitar ainda mais o relacionamento com deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur). O presidente da autarquia, Gilson Lira, destacou que entre ações bem sucedidas envolvendo o Instituto, a Frentur e o Ministério do Turismo, está a aprovação do projeto que isenta a necessidade de visto de turismo no Brasil, de julho a setembro, para os norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos.

“Congresso e governo federal caminham juntos para trazer mais benefícios e fomentar o crescimento do turismo brasileiro. Vejo o turismo como vetor fundamental para o desenvolvimento do País e da nossa economia”, comentou o presidente da Embratur, destacando a importância da formação da Frente, que nesta quarta-feira (6) completa um ano de atividades e reúne mais de 250 parlamentares. “Teremos, efetivamente, os mais belos Jogos Olímpicos de todos os tempos. Essa isenção aumentará consideravelmente o fluxo de turistas daqueles países”, completou Lira.

O presidente disse também que com a solução para o problema do visto e as outras ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo, além da parceria da Frentur e demais segmentos do trade, não tem dúvida quanto ao sucesso da Olimpíada Rio 2016.

O deputado Herculano Passos, presidente da Frente Parlamentar, foi na mesma linha, dizendo que é preciso muito diálogo para aprovar matérias de interesse do trade turístico. Ele agradeceu e destacou a participação da Embratur para que projetos como o do visto pudessem ir adiante no Congresso e acabassem por se tornar legislação importante para o setor. “Temos outros projetos de grande interesse, e estamos certos de que serão aprovados, pois temos o respaldo do trade, o apoio da Embratur e do Ministério”, destacou Passos.

Lira citou ainda os projetos que sugerem a criação das áreas especiais de interesse turístico e a abertura dos cassinos em resorts espalhados pelo País, apoiados pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, como exemplos de propostas que precisam contar com apoio da Frentur para aprovação no Congresso, nos próximos meses. O ministro do Turismo, Alberto Alves, também participou do evento.

Contribuição da Embratur

Desde a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, em março de 2015, a Embratur tem participação nas atividades do grupo. Em setembro do mesmo ano, o Instituto conduziu painel do seminário “Fomento do Turismo: Oportunidade de Desenvolvimento para o País”. O evento foi organizado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e pela Frentur.

Na oportunidade, foram apresentadas as ações de promoção do Brasil no exterior e o processo de consolidação de novo posicionamento turístico no mercado internacional. Já em outubro, o Instituto foi responsável por palestra em defesa da abertura do Brasil para novos investimentos que aumentem a importância do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil, com potencial reconhecido internacionalmente.

Informações: www.embratur.gov.br

 

Equipe de Redação

Deixe uma resposta