A Embratur reuniu na última segunda-feira (1), em Brasília, representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), para discutir estratégias para alavancar a promoção dos destinos brasileiros nas principais feiras internacionais de turismo.

No encontro, que contou com a participação dos presidentes da Embratur, Silvio Nascimento, do Fornatur, Fabrício Amaral, e da Anseditur, Vanessa Leal, foram apresentadas propostas para ampliar a participação dos estados e municípios nestes eventos estratégicos para apresentar aos turistas e investidores estrangeiros as potencialidades do Brasil.

“Desde que os eventos voltaram, estamos intensificando nossa participação nas principais feiras internacionais para fomentar a atração de turistas estrangeiros para o Brasil e neste semestre já confirmamos presença em outros seis grandes eventos que devem reunir um número significativo de coexpositores institucionais”, afirmou.

A Embratur participará da Fit América Latina, entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina; a Imex América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; a New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; a World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido; a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar), entre 11 e 12 de novembro, em Assunção, no Paraguai; e a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha.

Para Fabrício Amaral, a parceria entre Embratur e o trade é fundamental para o desenvolvimento do turismo. “Esse canal de comunicação é importantíssimo para estreitar relacionamentos e, com isso, fortalecer o setor”, destacou Fabrício. Já a presidente da Anseditur, Vanessa Leal, reforçou o trabalho da associação junto à Embratur. “Queremos mostrar o Brasil para o mundo e a Anseditur está trabalhando em parceria para viabilizar esse objetivo”, lembrou Vanessa.

Ainda durante do encontro, Silvio Nascimento detalhou o trabalhado que vem sendo feito pela Embratur ao longo de 2022, que contempla a realização e campanhas publicitárias, roadshows em mercados estratégicos, press trips, entre outros. Para se ter uma ideia, a atuação da Agência já registra um incremento de mais de R$ 48,5 milhões (US$ 9,4 milhões) em pacotes de viagens ao Brasil e hospedagens no país, compradas em Agências de Viagens Online (OTA’s, na sigla em inglês). Destaque também para ações de relações públicas com imprensa estrangeira que registram um Retorno Sobre Investimento (ROI) da ordem de R$ 7,7 milhões.

Capacitação

Ainda nesta segunda-feira, a Embratur e a Fornatur promoveram um encontro com representantes do trade turístico da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, para detalhar o trabalho que vem sendo realizado para promover esse destino no exterior.

Durante a oficina, realizada no auditório da Embratur, em Brasília, as gerências da Agência apresentaram as principais diretrizes para promoção dos destinos no exterior, como dados do turismo internacional com foco no segmento natureza, comportamento do turista e quais são os principais mercados que buscam destinos como a Chapada dos Veadeiros, além de uma análise de oportunidades e potencialidades, e a importância de participar de feiras internacionais.

“Hoje, sabemos da relevância de um destino como a Chapada e precisamos encontrar mecanismos para promover ainda mais suas maravilhas para os mercados estrangeiros”, afirmou a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, que presidiu a capacitação.

De acordo com o presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, a Chapada dos Veadeiros é um destino no Cerrado que encanta os estrangeiros e, portanto, o encontro promovido pela Embratur é estratégico para ampliar a atração de turistas estrangeiros para a região. “Precisamos intensificar destinos como o da Chapada para os mercados estrangeiros, por seu potencial e beleza. A Fornatur estará sempre alinhada com a Embratur para divulgar os melhores destinos”, enfatizou Amaral.

O evento, realizado na sede da Embratur, em Brasília, contou com a participação da secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Colinas do Sul, Daiane da Silva Moreira, João Bittencourt Lino, Secretário de turismo de Cavalcante, Geraldo Hermes Bertelli, Secretário de Turismo de São João da Aliança, Fernando Couto, Secretário de Turismo de Alto Paraíso, Jorge Costa, Secretaria de Turismo de Teresina de Goiás, Atais Aline, Gerente de Turismo de Colinas do Sul, Weverson Paulino, Empresário de Cavalcante e Ion David da empresa Travessia Ecoturismo.

Também participaram da reunião pela Embratur, a gerente de Relações Institucionais, Adriana Lucena, o gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital, André Reis, o coordenador especial de Turismo Naútico, Gentil Venâncio, o coordenador de Eventos, André Zottich, e o assessor do presidente, Rafael Luisi.


Leia também: Ações da Embratur incrementam R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil