Embratur levará atrativos turísticos do País para a Colômbia

Por: Camila Oliveira

 

A Colômbia será palco da 2ª edição do Projeto Goal to Brasil, iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para intensificar a promoção turística do País no exterior.  O evento será realizado amanhã, dia 9. E a ação visa divulgar o potencial turístico das 12 cidades-sede da Copa de 2014, em 14 países, até o final do próximo ano. A primeira edição aconteceu em julho, no Chile, tendo Brasília como cidade tema do evento.

 

“Nosso objetivo é estimular os turistas que virão para a Copa a conhecer os arredores das cidades-sede, estimulando uma maior permanência no Brasil e uma capilarização melhor da entrada de divisas”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.

 

A edição da Colômbia não terá uma cidade-sede como foco, mas sim todo o Brasil. Já estão confirmadas a presenta de representantes de Manaus, Natal, Recife, Salvador, Cuiabá, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, com a participação do secretário de Turismo da capital gaúcha, Raul Mendes da Rocha. O evento tem como atividades previstas workshops de apresentação conjunta das cidades-sede do Mundial por regiões brasileiras e exposição de materiais sobre infraestutura, produtos e roteiros turísticos. A próxima edião, que ocorrerá em 23 deste mês, no Canadá, terá Manaus como destaque, além da participação de outras cidades-sede.

 

A gastronomia brasileira será um dos destaques do evento. Os chefs Carlos Ribeiro e Tânea Romão levarão os sabores do Brasil para a Colômbia, com um menu diverso, permeado de ingredientes tradicionais da culinária nacional.  Os quitutes serão apresentados a autoridades locais, formadores de opinião e profissionais de turismo. “Nossa gastronomia segue sendo um dos cartões-postais do Brasil no exterior. E como é muito rica e diversificada, é um excelente instrumento para mostrar a diversidade cultural do país”, disse Dino. 

 

O Goal to Brasil terá duração de um dia e contará com a presença de cerca de 200 convidados do mercado turístico colombiano, dentre profissionais de turismo, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos coexpositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A programação do evento vai contar com um workshop, uma exposição e um coquetel de encerramento, o Vive Brasil.

 

Mercado colombiano

 

A Colômbia é um dos 17 mercados prioritários de atuação da Embratur. Em 2011, este país foi o 12º maior emissor de turistas para o Brasil, subindo uma posição no ranking em relação a 2010. Somente no ano passado, foram 91,345 turistas colombianos visitando o Brasil contra 85.567 no ano anterior. Esses números mostram que a Colômbia é responsável por 1,68% do receptivo de visitantes estrangeiros.

 

Além de ser um dos principais emissores de turistas, a Colômbia está localizada na América do Sul, continente considerado prioritário para a promoção dos destinos turísticos brasileiros. “Para alcançarmos a meta de 10 milhões de visitantes em 2020, precisamos investir no turismo intrarregional, muito praticado na Europa”, destacou o presidente da Embratur. Ainda de acordo com ele, é necessário investir na ampliação da malha aérea com esse país para intensificar o fluxo de turistas. Atualmente são 28 freqüências semanais.

 

CO

 

Leave a Reply