Empresas de Fretamento e Turismo realizam encontro no Guarujá

Por: Antonio Euryco

GUARUJÁ – Em um fim de semana propício e de clima ameno, com toda a estrutura de grande porte que o Casa Grande Hotel Resort $ Spa  tem para eventos, o 13o. Encontro das Empresas de Fretanmento e Turismo liderado pela federação paulista, a FRESP, teve inicio na noite passada e prossegue neste sábado e até amanhã (domingo, 3), com uma série de atividades colocando em destaque debates sobre o mercado, palestras, trocas de experiências e congraçamento.  São mais de 400 participantes neste décimo terceiro ano de realização do evento onde a entidade procura a reunião de seus associados e congêneres para a discussão de assuntos importantes e de interesse geral.

 

Entidade sindical de grau superior, a FRESP representa sete sindicatos e procura estimular o aprimoramento das atividades de transporte de passageiros por fretamento. Reúne mais de 300 empresas de transporte profissional de pessoas por fretamento e o seu encontro tem um grande interesse também a nível nacional, tanto que reúne representantes de vários outros estados, como do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, e Piauí.

 

“Chega de Desconto, Venda Valor” teve o empresário e consultor Marcelo Caetano em um bem-humorado e consciente show sobre questões de venda, valor, preço e desconto, fechando os trabalhos da manhã, iniciados com o tema “Eventos, como atender esse mercado em crescimento” com Aristides De La Plata Cury.  Deveria ser em conjunto com Armando Arruda Pereira de Campos Mello, presidente executivo da Ubrafe, que não pode comparecer por razões femiliares.

FRESParistides

FRESPmarcelo

 

 

 

 

 

 

Consultor e engenheiro politécnico, com experiência pela passagem no setor junto ao São Paulo Convention e Embratur, além de várias associações regionais, Aristides pode trabalhar em cima de números e movimento desta área intrinsicamente ligada ao fretamento.  Afinal, apenas São Paulo tem 90 mil eventos na faixa anual, com mais de R$ 2,9 bilhões em receita. “É sempre uma grande oportunidade para empresas”, situou, dimensionando em numeros gerais o total  para o País, de R$ 32,7 bilhões. “Todos sabemos e reconhecemos que o turismo de eventos tem a melhor relação custo x benefício, e no calendário de eventos da Ubrafe, as 201 feiras relacionadas em 13 estados  mostram bem como este é um panorama em franco crescimento”.

 

Outras duas palestras de caráter técnico também foram realizadas pela manhã no Salão Imperial do Centro de Eventos do Casa Grande: – “Fretamento, qualidade na visão do cliente”, com Vitor José Homem da Silva e “Campanha da Produtividade”, com Djalma Dutra Costa Junior, diretores de empresas,

 

Na programação deste encontro, colocando o mercado de fretamento em pauta, a abertura teve a palestra de Pepita Soler, diretora regional para o Brasil e América Latina do Connection System, consultoria em inovação que  expôs sobre o cultivo de uma rede de trabalho inovadora.

 

Em intervenções sobre assuntos relacionados, houve a apresentação do premio da ANTP em seu formato ampliado que inclui o fretamento na rede de demandas urbanas e processo de qualidade. E também a reafirmação da parceria da FRESP com o Brasilturis Jornal, representado pelo diretor executivo Marcos Araújo, com o lançamento de novas ações conjuntas do veiculo e da federação junto ao setor turístico.

FRESPmarcoseregina

 

Na noite deste sábado, com jantar e depois palestra-show, a continuidade do encontro.  O sorteio de uma passagem para Santiago do Chile e acompanhante também será uma das surpresas do evento. No sorteio da manhã, o ganhador foi José Brigueiro, da Exclusiva, que terá o prêmio-viagem para Cancun, no caribe mexicano. A entrega foi feita pelo presidente da Fresp, Claudinei Brogliato, que recepcionou no evento autoridades políticas e associados, afirmando que “não adianta ter apenas um profundo conhecimento de mercado, é preciso conhecer as normatizações da atividade, dos avanços existentes na questão da mobilidade e o atendimento às exigências ambientais, além de uma série de questões – o turismo, os eventos, os acontecimentos que movimentam o setor. Este encontro  anual procura refletir justamente esta integração”.

 

Antonio Euryco

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta