Emprotur e Setur-RN promovem pesquisa das novas realidades do setor

Intitulado “O Turismo do RN no contexto da pandemia do Covid-19”, o estudo visa entender como a covid-19 afetou os diversos segmentos do trade turístico

Ana Maria Costa, secretária de turismo do Rio Grande do Norte (Foto: Felipe Lima)

A empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte realizaram uma pesquisa estadual para entender a nova realidade vivenciada pelo setor de turismo em um momento de pandemia mundial. Intitulada “O Turismo do RN no contexto da pandemia do Covid-19”, a análise apresenta as dificuldades e perspectivas dos cinco polos turísticos do Rio Grande do Norte.

“Precisamos dessas informações para trabalhar no enfrentamento da crise e apoiar o processo de retomada do setor. As informações estão sendo de grande valia para a produção do Plano de Retomada do Turismo do Estado e irá auxiliar todos os envolvidos na atividade turística com inteligência comercial”, explica Bruno Reis, presidente da Emprotur.

Os resultados forneceram informações relevantes e assertivas, além de ter auxiliado no mapeamento dos desafios e potencialidades dos polos a fim de apoiar o planejamento do enfrentamento da crise. “A pesquisa proporcionou a compreensão da posição atual dos polos, dos respectivos destinos e do trade do RN, para buscar um alinhamento estratégico entre os atores públicos e privados”, destacou Aninha Costa, secretária de turismo.

Ao todo, participaram da pesquisa 502 respondentes dos cinco polos turísticos, entre os dias 7 e 19 de abril. Foram ouvidos:

  • Meios de hospedagem
  • Entidades do trade
  • Bugueiros
  • Condutores
  • Guias de turismo
  • Agentes de viagens
  • Operadoras
  • A&b
  • Agências de receptivo
  • Locadora de veículos
  • Organizadores de eventos
  • Orgãos governamentais.

A sondagem terá uma segunda etapa, ainda no mês de maio, onde os temas serão mais aprofundados e focados nos impactos econômicos, nas medidas de contenção da crise, no nível de confiança do setor, e nas necessidades de informação e capacitação. Com isso, almeja-se um entendimento ainda mais preciso e direcionamentos assertivos para a retomada do turismo.


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