Entrando na semana do Círio, o maior evento no turismo do Pará

Por: Antonio Euryco

Em contagem regressiva, Belém assume ar completo de preparação para o principal evento de entrada da alta temporada com a chegada do Círio de Nazaré, a maior festa do povo paraense. Para receber os quase 76 mil turistas que são esperados e também os demais visitantes, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) prepararam um esquema todo especial, com uma grande equipe de técnicos, estagiários atuando nos postos de informações turísticas.

“Belém já está preparada para receber as pessoas que chegam à cidade nesta época. Temos notado que o número de turistas aumenta a cada ano e isso se deve ao fato de traçarmos estratégias para receber bem as pessoas. O fortalecimento da atividade turística no nosso estado é também fator de desenvolvimento, geração de renda e qualidade de vida para a nossa população”, informa Socorro Costa, presidente da Paratur.

Equipes multilíngue prestarão atendimento em inglês, espanhol, francês e alemão, com distribuição de material informativo e turístico da cidade de Belém e do estado do Pará. Para animar ainda mais a chegada dos turistas, foi preparado um receptivo especial com distribuição de cheiro do Pará e apresentação de grupos folclóricos, apresentando ritmos tradicionais paraenses, como o carimbó e o retumbão. Essa calorosa recepção começa no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, a partir desta terça-feira (9) e no terminal rodoviário de Belém a partir de quarta (10).

 

11 romarias (inclusive a fluvial, com mais de 500 barcos), fazem parte da programação oficial do Círio, especialmente a grande procissão na manhã do segundo domingo de outubro. Estima-se que o percurso cerimonioso da Virgem percorra 130 quilômetros, em quase 40 horas, somando-se todas as romarias. A maior recomendação da Arquidiocese de Belém é a solicitação aos romeiros para que não cortem a corda antes da chegada da procissão até as proximidades da Basílica Santuário de Nazaré. “No ano passado a campanha foi um sucesso e esperamos repetir este ano até que se recrie a cultura de a corda chegar inteira, dando agilidade ao Círio e tomando todos os cuidados para a segurança dos romeiros”, informa Kleber Vieira, diretor da Festa de Nazaré.

Pelo segundo ano, Setur, Paratur e Dieese devem repetir a parceria para a elaboração da pesquisa que detecta o perfil do turista que vem ao Círio de Nazaré. Da sexta-feira (12) que antecede o Círio até o dia da grande procissão, serão aplicados 800 questionários com 24 perguntas por 65 pesquisadores nos locais de maior movimentação de turistas em Belém.

 

Em clima de muita festa, na manhã de hoje (8), a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que é levada no Círio esteve em visita à sede da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A visita, que já virou tradição, teve celebração e confraternização nas homenagens à padroeira da Amazônia. Entre os presentes estava Bianca Janaína Silva, de apenas 5 anos, vencedora do concurso que elegeu a imagem utilizada nas camisas da Romaria Fluvial deste ano. Adenauer Góes, Secretário de Estado de Turismo, lembrou que “o Círio é o nosso maior momento, não apenas no seu sentido religioso, que é a sua essência, mas na nossa missão em favor do fortalecimento do turismo no Pará. Quanto mais pessoas vêem a Belém para participar da festa, mais se movimenta a economia, mais postos de trabalho são gerados e mais se vivencia o aumento da dignidade e qualidade de vida para a população do estado, que é a meta do Governo do Estado”.

 

Fazendo menção à Romaria FluCIRIOsecretarioAdenauervial, o Secretário também lembrou a figura de Carlos Rocque, que ao passar pela presidência da Paratur, em 1989, deu a idéia de criar a Romaria Fluvial. “Ele teve a clarividência de sugerir este que hoje é um dos pontos máximos da festa do Círio. O achado da imagem à beira de um igarapé transmite a importância das águas para quem vive na Amazônia e daí a oportunidade de levar as bênçãos de nossa Senhora de Nazaré aos nossos rios”, completou.

 

O Círio de Nazaré é um produto turístico, dentro do segmento cultura, onde está elencado o turismo religioso, no Ver-o-Pará, Plano estratégico de Turismo do Pará, que tem como meta transformar o estado até 2020 no principal destino turístico da Amazônia. 

 

AE

Deixe uma resposta