Entregues obras de adequação para acessibilidade do Aeroporto de Joinville

Por: Camila Oliveira

 

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que utilizam o Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC) agora contam com um ambiente ainda mais acessível. As obras de adequação para ampliação da acessibilidade no terminal de passageiros e áreas administrativas e externas do aeroporto foram concluídas no último dia 3. Os serviços, iniciados em junho, receberam investimentos de R$ 449 mil.

Entre as melhorias implantadas, estão uma rota acessível com sinalização tátil entre os pontos de acesso do terminal de passageiros e o balcão de informações da Infraero; a sinalização tátil de obstáculos suspensos; a demarcação de vagas de estacionamento e novos assentos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos; telefones públicos acessíveis para surdos; novas rampas de acesso ao estacionamento e prédio administrativo; adequações no acesso frontal ao terminal de passageiros; e escadas de emergência.

Foi também instalado um mapa tátil, que conta com uma rota acessível indicada por sinalização tátil, e os banheiros do terminal, que já contavam com adaptações para a acessibilidade, receberam também um sensor no lado externo e um botão de emergência ao lado dos vasos sanitários.

Outras ações envolveram a aquisição de balcões de check-in acessíveis, instalados ainda em junho e a revitalização dos dois elevadores do aeroporto (um deles no terminal de passageiros e outro na torre de controle). Atualmente, os equipamentos contam com painel de comando em braille, corrimão na parte traseira da cabine e anunciador de andar.

“As reformas buscaram garantir a fluidez do acesso aos usuários com deficiência em todo o fluxo pelo aeroporto, passando pelos processos de viagem. Com adequações pontuais, foi possível proporcionar melhorias significativas na estrutura de acessibilidade”, destacou o superintendente de Joinville, Rones Rubens Heidemann.

 

Deixe uma resposta