Espanha quer jogo com o Brasil

Por: Antonio Euryco

Para a maioria não apenas ufanista e que pretende bem mais para uma Seleção Brasileira que já foi por tantos anos e conquistas a numero um do futebol mundial, eis a notícia mais animadora que vem hoje da Espanha, país que tem a seleção em primeiro lugar no atual  ranking da Fifa e ganhou os três principais torneios dos ultimos anos > o Mundial de 2010 e as duas Eurocopas.  A Espanha quer jogo contra o Brasil.

Hoje (11), data da estréia espanhola nas eliminatórias para o Mundial de 2014, – uma vitória de 1×0 sobre a Geórgia, em Tiflis, com o gol saindo a 4’ do final,  o jornal As, um dos principais do setor esportivo, publica que os dois líderes do elenco, o meia Xavi e o goleiro e capitão Iker Casillas, querem que a equipe tenha uma oportunidade de medir forças com o Brasil.  O pedido, também com aprovação do técnico Vicente Del Boque  foi levado ao presidente da Federação Espanhola, Ângelo Villar que prometeu tentar viabilizar o amistoso.

 O dirigente estará em São Paulo no fim de novembro, para participar do sorteio dos grupos da Copa das Confederações, e aproveitará a viagem para negociar detalhes da partida que teria características especiais de promoção já contando até mesmo com patrocinador.. Cogitado desde 2010, o duelo não aconteceu por falta de acordo financeiro.

A companhia energética Iberdrola, patrocinadora da seleção da Espanha, quer bancar a partida amistosa que poderia ter dupla versão, uma em Londres, e outra do Catar,  ou apenas um encontro, que aceitaria pagar até 4 milhões de euros para cada seleção, além das inserções em placas de publicidade e direitos de transmissão de TV.

As datas – que devem ser o maior problema para um possível acerto – teria que ser nas três possibilidades no calendário existentes da Fifa, até a Copa das Confederações do ano que vem:14 de novembro, 6 de fevereiro ou 4 de junho. A do meio é a mais viável.

Brasil e Espanha é aguardado desde 2009, na última Copa das Confederações. Naquela ocasião, os espanhóis já eram campeões europeus e apareciam como fortes candidatos à conquista do Mundial da África do Sul, mas o Brasil era líder do ranking da Fifa e também surgia como favorito na Copa. A seleção brasileira foi a campeã do torneio, mas não teve chance de encarar os espanhóis, derrotados pelos EUA na semifinal. Brasil e Espanha não se enfrentam desde novembro de 1999, quando empataram por 0x0 no amistoso disputado na cidade de Vigo, comemorativo aos 100 anos da Federação Espanhola.

O time do Brasi naquele jogo não esteve com todos os titulares  e atuou com Marcos; Cafu, Antônio Carlos, Aldair e Roberto Carlos; Marcos Assunção, Émerson, Zé Roberto e Rivaldo; Sonny Anderson e Élber. Técnico: Candinho

Em Copas do Mundo, o Brasil já  enfrentou a Espanha em cinco ocasiões: venceu por 1 a 0 no México-1986, empatou em 0 a 0 na Argentina-1978, ganhou por 2 a 1 no Chile-1962, goleou por 6 a 1 no Brasil-1950 e perdeu por 3 a 1 na Itália-1934.

 

AE

 

Deixe uma resposta