Espanha reabre para vacinados; Brasil fica fora

As regras divulgadas hoje serão revistas em 22 de junho, tomando como base o número de novos contágios

Espanha

A Turespaña anunciou hoje (7) um relaxamento nas medidas requeridas aos viajantes estrangeiros, seguindo determinações do governo da Espanha. As fronteiras estão abertas para todos os turistas vacinados, exceto para brasileiros e sul-africanos, que seguem impedidos de entrar em território espanhol devido à situação epidemiológica nos dois países. A restrição segue em vigor até 22 de junho, quando a medida será reavaliada tomando como base o número de novos contágios pelo vírus.

A decisão governamental inclui algumas categorias entre as exceções, permitindo a entrada de cidadãos espanhóis ou andorranos; residentes na Espanha ou em Andorra; passageiros em trânsito internacional a um país fora do espaço Schengen – com tempo de escala inferior a 24 horas e permanência exclusiva em aeroporto espanhol -; aeronaves de Estado, serviços de busca e salvamento, voos de carga e humanitários com médicos ou de emergência, bem como voos não comerciais com destino a outro país e escala em território espanhol.

Os viajantes que partem do Brasil e se enquadram nos casos excepcionais devem portar um resultado negativo em teste PCR realizado 72 horas antes de chegar à Espanha, exceto menores de seis anos. Também é preciso preencher um formulário de controle sanitário e apresentar documentação de moradia – como cartão de residente ou passaporte espanhol. As quarentenas estão dispensadas.

Os vacinados poderão comprovar a imunização com insumos aprovados pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apresentação do certificado em espanhol, inglês, alemão ou francês. Outra exigência é que o procedimento seja realizado pelo menos 14 dias antes da entrada em território espanhol.

Deixe uma resposta