Especialistas deram dicas sobre mídias sociais no 37º Encontro Braztoa

Por: Carolina Maia

 

Com a sala lotada de agentes de viagem em todas as palestras, os consultores da Gaia Creative, parceria da Braztoa em seu 37º ECB, ocorrido dias 22 e 23, deram dicas de como os profissionais do setor podem usar as ferramentas de mídias sociais para turbinar seus negócios. A Gaia Creative é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para relacionamento digital, redes sociais e marketing direto.

 

A programação do segundo dia começou com a palestra de Ruth Sieveking, que fez um breve resumo sobre os canais mais usuais, como Facebook, Twitter, Orkut, Linkedin, Foursquare e Youtube, e apresentou o Pinterest, que só agora começa a ser mais difundido no Brasil. Entre o público presente, segundo a palestrante, as dúvidas principais recaíram sobre o desenvolvimento de conteúdo e o monitoramento dos resultados. A solução, ela afirma, está na escolha de ferramentas que auxiliem o usuário no gerenciamento dessas informações. Entre as opções disponíveis, Ruth recomendou o Hootsuit e o Tweetdeek.

 

Na sequência, Juliano Kimura abordou as métricas nas mídias sociais, sob uma nova abordagem e ressaltou a importância da busca de cursos específicos por quem quer obter melhor proveito dessas ferramentas, que evoluíram muito no último ano. Na opinião do consultor, embora mais familiarizados com os recursos, os usuários ainda não estão sabendo depurar todos dados disponibilizados nesses conteúdos. “Hoje saber quantos usuários você segue ou quantos são seus seguidores deixou de ser a informação fundamental”, afirmou.

 

Na terceira palestra “Fazendo história com o conteúdo da sua viagem” a consultora Samanta Fluture propôs que o agente de viagem estimule o seu cliente a tornar-se uma espécie de “embaixador” da sua empresa ao trazer para as suas páginas de mídias sociais o relato da experiência vivenciada. “As empresas poderão se beneficiar dessa promoção se puderem compartilhar essas informações em suas próprias páginas”, afirmou, lembrando que um depoimento pessoal dará sempre mais credibilidade à informação do que a simples promoção da marca.

 

A última e mais concorrida palestra foi a de Gabriel Lucas, que focou apresentação nas Aplicações do Facebook – o universo das informações. O consultor mostrou as diferenças entre as páginas de perfil e fan page e estimulou o público a desenvolver a criatividade antes de desenvolverem suas campanhas ou traçar uma estratégia de marketing para as mídias sociais.

 

Na entrada do 37º ECB, junto com o guia do evento, os visitantes receberam uma Cartilha de Mídias Sociais, com dicas de como usar ferramentas como Facebook, Foursquare e You Tube, produzido pela Gaia Creative.

 

O 37º Encontro Comercial Braztoa teve o patrocínio da Argentina, Chile, Pernambuco e Kenya;  apoio da Bios Assist, Direct Web, SPTuris, Senac e Travel Ace. Outlet Premium patrocinou as caravanas rodoviárias. A transportadora oficial foi a GOL Linhas Aéreas.

 

CM

 

Deixe uma resposta