“Melhor estilo italiano”: Dario Rustico traz diferenciais da Costa Cruzeiros

O Brasilturis conversou com a Costa Cruzeiros a fim de levar ao agente de viagens mais informações e novidades que estão por vir

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Costa Cruzeiros
Os executivos promovidos respondem a Dario Rustico, presidente presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América do Sul e Central

A temporada de cruzeiros acabou há poucos meses e, para quem realmente entende o produto, as vendas da próxima já devem ser prospectadas – e efeticamente feitas. Pensando nisso, o Brasilturis conversou com a Costa Cruzeiros a fim de levar ao agente de viagens mais informações e novidades que estão por vir.

“A indústria global de cruzeiros está sempre em expansão – novos navios entram em operação todos os meses pelo mundo e, para atingir esse público, o agente de viagens precisa estar sempre em busca de atualização e conhecer em detalhes os produtos de seu portfólio”, explica o presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América Central e do Sul, Dario Rustico.

Ainda de acordo com o executivo, entender com que perfil de viajante está conversando, e saber o que o hóspede procura ao longo do cruzeiro, são requisitos fundamentais para garantir boas vendas.

Confira a entrevista na íntegra:

Quem é o cruzeirista brasileiro da Costa Cruzeiros?

Os cruzeiros da Costa reúnem atividades e atrações para os mais diferentes públicos. Atendemos desde os solteiros em busca de diversão e vida noturna; casais à procura de descanso até famílias que querem confraternizar a bordo. Nosso hóspede é conhecedor do valor agregado (custo/benefício) que os cruzeiros marítimos oferecem e sabem que, em um cruzeiro Costa, vai encontrar o melhor do estilo italiano de navegar: os navios são destinos completos que compreendem, em um único ambiente, estrutura de hotelaria cinco estrelas com gastronomia e entretenimento diversificados e completos.


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Para a América do Sul, em particular, buscamos implantar atrações diferenciadas e que façam a experiência a bordo ser memorável. Para isso, a Costa Cruzeiros aposta em um atendimento cada vez mais personalizado e customizado a partir de uma tripulação altamente qualificada e treinada.

Em nossos roteiros, as famílias encontram espaços de diversão para todas as idades. O Squok Club, ideal para crianças a partir de três anos, conta com a participação principal da Peppa Pig, desenho adorado por elas; para os adolescentes disponibilizamos o Teen Club, cheio de atividades e diversão; e para completar as férias inesquecíveis, temos também o Aquapark, considerado o mini parque aquático das crianças.

Outra exclusividade a bordo dos navios da Costa é o show de talentos The Voice of The Sea, onde os hóspedes têm a chance de apresentar suas habilidades de canto. Sem contar, a infraestrutura gigantesca: são mais de 400 opções de pratos servidos nos restaurantes a bordo; festas temáticas nos lounges, salões e piscinas; cinema 4D, piscina com toboágua; Spa Samsara com diversos tratamentos de beleza e bem-estar, além de uma programação diária intensa de atividades esportivas, lúdicas e de entretenimento.

Quais são os perfis que estão despontando nas últimas temporadas e que o agente de viagens deve ficar de olho?

A geração Z deve ser a maior em termos de consumo, superando os Millennials já a partir de 2020, de acordo com um estudo feito pela Clia. Para esses jovens que querem viajar e somar experiências, o setor de cruzeiros é ideal, uma vez que oferece a bordo atrações e interações únicas.

A indústria global de cruzeiros está sempre em expansão – novos navios entram em operação todos os meses pelo mundo e, para atingir esse público, o agente de viagens precisa estar sempre em busca de atualização e conhecer em detalhes os produtos de seu portfólio. Entender com que perfil de viajante está conversando e saber o que o hóspede procura ao longo do cruzeiro são requisitos fundamentais para garantir boas vendas.

Quais serão os benefícios que eles terão ao vender os navios/roteiros da Costa?

As agências de viagens são um importante e estratégico canal de vendas para a Costa Cruzeiros e para o contínuo desenvolvimento da companhia no país. Oferecemos ao agente de viagens uma série de ferramentas para que o processo de venda seja o mais simples e ágil possível. À sua disposição, o agente encontra treinamentos frequentes e presenciais, espalhados por diversas regiões do país, além da possibilidade de participar de uma série de campanhas de incentivo.

Iremos, inclusive, lançar o novo Costa Extra, que será mais funcional, dinâmico e rápido. O novo portal integrará diversas plataformas em um única tela (reservas, pagamentos, marketing e treinamento) e estará disponível no Brasil a partir de junho deste ano. Acreditamos que, ao aumentar nossa capacidade no país, vamos também gerar mais oportunidades de vendas e, consequentemente, adicionar mais comissões aos agentes.

Em números, qual é a expectativa de vendas para a próxima temporada?

A América do Sul e o Brasil, especificamente, são mercados estratégicos para a Costa Cruzeiros. Encerramos a temporada 2018/2019 com praticamente 100% de ocupação a bordo dos mega navios Costa Favolosa e Costa Fascinosa e os roteiros da Costa pela América do Sul (Brasil e Argentina) contabilizam os maiores índices de satisfação de clientes em relação aos outros cruzeiros da marca pelo mundo. Então, nossa expectativa é a melhor possível. Por isso teremos na temporada 2019/2020 22 dias adicionais em relação à 2018/2019.

Na próxima temporada a Costa contará com os navios Costa Fascinosa e Costa Pacifica na América do Sul – no caso do Pacifica, aumentamos em 30% a oferta de cabines com embarques do Rio de Janeiro para o mercado brasileiro. Assim, crescemos de forma sustentável na região, garantimos ao hóspede mais opções de roteiros e, atendemos o turista brasileiro que não tem disponibilidade para viajar nos meses de alto verão, como dezembro ou janeiro, mas que pode, assim, passar as férias em um cruzeiro marítimo em pleno mês de abril. Chegamos em dezembro e operamos até 14 de abril de 2020.


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Também temos expectativas de um crescimento importante em destinos internacionais, com especial ênfase na área do Caribe em cruzeiros com Costa Favolosa de La Romana; Emirados Árabes com o Costa Diadema, atual flagship da companhia, posicionado pela primeira vez na região, além da introdução do Catar como novo destino.

O Mar Mediterrâneo, que contará com a introdução do navio Costa Smeralda, nosso novo flagship, com itinerários de sete dias pelo Oeste do Mediterrâneo, saindo de Barcelona e passando por Savona e Roma; e Ásia, com cruzeiros fantásticos de 7 dias a bordo do Costa Fortuna, saindo de Cingapura; além do Costa NeoRomantica, totalmente dedicado ao Japão. Para todos esses programas contamos com possibilidades de oferecer pacotes fly&cruise e customização a bordo para os brasileiros, com comunicação do navio no idioma português.

Quais são as principais novidades dos produtos nacionais e internacionais para a temporada?

No Brasil, teremos o mega navio Costa Fascinosa com saídas de Santos e o Costa Pacifica partindo do Rio de Janeiro. O Fascinosa será palco de um cruzeiro inédito de Páscoa, que terá duração de 8 noites, partindo no dia 6 de abril de 2020 com visitas a Buenos Aires e Montevidéu. Durante a navegação teremos programação exclusiva a bordo, com uma série de atividades para agradar a família toda. Outro sucesso são nossos cruzeiros temáticos, adorado pelo hóspede brasileiro, o Dançando a Bordo que chega a sua 17ª edição e a 26ª edição do cruzeiro Fitness.

O navio Costa Pacifica volta à América do Sul após dois verões no Caribe. A bordo, teremos um roteiro especial de Réveillon, com parada na praia de Copacabana para o espetáculo dos fogos, e um cruzeiro de Carnaval ao estilo sul-americano, com escalas em Ilha Grande, Ilhabela, Montevidéu e Buenos Aires. Ao longo dos próximos meses, teremos ainda mais novidades e inovações em nossos produtos e que incluem as áreas de gastronomia, entretenimento e serviços.

Mundialmente, o Grupo Costa possui um plano de expansão que contempla a adição de sete novos navios à frota até o ano de 2023 – um investimento total de mais de 6 bilhões de euros. Em março deste ano, inauguramos o Costa Venezia, primeiro navio desenhado especificamente para atender ao mercado chinês, e já estamos construindo um navio gêmeo, o Costa Firenze, que também será implantado na Ásia a partir de outubro de 2020.

O Costa Firenze terá 135 mil toneladas e capacidade para mais de 5,2 mil hóspedes. Antes disso, vamos iniciar, agora em outubro, as operações do Costa Smeralda, nosso novo flagship, e primeiro navio de bandeira italiana movido a GNL, considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo.


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