Estrada Parque dos Castelhanos tem novo plano de controle de acesso

0

Por: Camila Oliveira

 

A nova operação da Estrada Parque dos Castelhanos, no Parque Estadual Ilha Bela (PEIb) visa garantir a segurança dos usuários, minimizar os impactos ambientais no Parque Estadual e incentivar a economia do turismo sustentável. Com isso, o limite diário sobre a capacidade de carga de veículos será de 107 veículos, sendo 65 jipeiros cadastrados no PEIb e 42 veículos particulares e 60 motocicletas. O novo acesso para veículos ao Parque Estadual está sendo efetuado desde o dia 21 deste mês, de acordo com a Portaria Normativa FF/DE nº 199/13, que dispõe de forma transitória sobre a capacidade de carga de veículos.

 

Esta limitação não se aplica aos veículos dos moradores das comunidades tradicionais da Baía de Castelhanos, que serão devidamente identificados pelo PEIb. Quando a capacidade de carga máxima diária for atingida, o turista tem a alternativa de contratar o serviço de um jipe credenciado pelo PEIb para fazer o passeio pela Estrada e acessar a Praia dos Castelhanos.

 

O horário de funcionamento da estrada continua o mesmo: Das 8h às 14h para ir sentido Praia dos Castelhanos e das 15h às 18h para voltar. Outras regras devem ser observadas, como o limite de velocidade de 30 km/h e a proibição de trânsito com pessoas na caçamba de veículos, entre outras normas comuns ao código de trânsito, como não dirigir alcoolizado.

 

Elaboração participativa

 

A elaboração do Plano de Operação vem sendo construída de forma participativa, no âmbito do Conselho Consultivo do Parque, pela Fundação Florestal, com o DER, e com a participação de representantes de outros conselhos municipais e de seguimentos interessados, tais como: Prefeitura Municipal, Comunidade de Castelhanos, ONGs, Jipeiros, Hotéis, Agências turísticas, moradores de Ilhabela, Defesa Civil, Bombeiros, Câmara de Vereadores e PM Ambiental.

 

Informações: https://fflorestal.sp.gov.br/2013/12/26/portaria-normativa-ff-n-199-2013/.

 

CO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here