Por: Carolina Maia
Visando os grandes eventos que o Brasil irá receber nos próximos anos, começando com a Copa das Confederações Fifa 2013, o Banco Central lançou esta semana o aplicativo Câmbio Legal, para aparelhos móveis. Por meio da ferramenta, é possível localizar os pontos de câmbio em todo o País e assim, encontrar o local mais próximo para comprar e vender moeda estrangeira, além de sacar ou trocar moedas por reais. “O lançamento dessa ferramenta mostra o esforço do Governo Federal para que o turista estrangeiro seja recebido da melhor forma possível e tenha no Brasil experiências únicas”, comentou o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino.
O sistema, criado para smartphones e tablets, informa o endereço, telefones, horário de funcionamento, serviços e tipos de atendimento da instituição selecionada. O aplicativo Câmbio Legal está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play, para aparelhos que utilizem os sistema iOS e Android.
O Banco também lançou uma campanha publicitária, com foco nos estrangeiros que visitarão o Brasil durante a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude. “Vale ressaltar que, nos aeroportos, terminais rodoviários, nos taxis, hotéis e Centros de Informações ao Turista (CATs), os estrangeiros receberão informações sobre as notas do Real e seus importantes elementos de segurança, e ainda serão esclarecidos a respeito das regras brasileiras de câmbio”, disse Dino. Anúncios online, em sites especializados em turismo como TripAdvisor e Decolar, divulgarão o aplicativo móbile e detalhes da moeda brasileira.
Ainda com o objetivo de oferecer informações, o Banco desenvolveu site especial com perguntas mais frequentes sobre o tema – www.dinheirobrasileiro.bcb.gov.br -, com dicas sobre onde obter os reais antes de viajar, instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, documentos necessários na hora da compra, possibilidade de troca nos ATMs e uso do cartão internacional, além de limites de compra. O texto poderá ser visualizado em português, inglês e espanhol, com detalhes das notas e moedas brasileiras.
CM