Expedia completa cinco anos no Brasil, revela tendências dos viajantes e investe em realidade virtual

Carolina Piber, diretora executiva da Expedia para a América Latina

Em outubro, a Expedia, agência de viagem online, completa cinco anos de operação no Brasil, e comemorou com um evento para convidados na última terça-feira (3), em São Paulo. Nestes cinco anos, além de aprender sobre o mercado local, a companhia também facilitou o acesso à informação na hora de planejar e reservar viagens, segundo Carolina Piber, diretora executiva da Expedia para a América Latina.

“No passado, o conhecimento era todo do agente. Hoje, o consumidor tem acesso à informação na palma da mão, na hora em que está fazendo a negociação. Nosso papel não é ser inimigo dos agentes, é fomentar vendas para toda a cadeia. Por isso, possuímos o TAAP (Travel Agent Affiliate Program), com ferramentas para esse profissional”, afirma.

Ela diz que, mais do que uma empresa de turismo, a Expedia é uma empresa de tecnologia e investe constantemente em novas funcionalidades. “Queremos melhorar a experiência do usuário e aumentar o ecossistema de parceiros. Investimos na velocidade da navegação mobile, em algoritmos que mostrem a melhor opção para o viajante e até em realidade virtual, para que o cliente possa ‘experimentar’ o destino antes de viajar”, declara. O projeto de realidade virtual ainda está sendo desenvolvido e não tem previsão de lançamento.

Tendências dos viajantes

Nos últimos cinco anos, o país passou por mudanças que influenciaram o segmento de viagens. Por exemplo, dependendo da oscilação do dólar americano, os viajantes passam a buscar mais por destinos domésticos ou da América Latina. “Isso foi algo que notamos principalmente nos últimos dois anos. Mesmo com a instabilidade econômica, os brasileiros não deixam de viajar. Eles adaptam seus planos, analisam diferentes opções, procuram promoções e vantagens dos planos de fidelidade e revalorizam os destinos dentro do Brasil”, conta Carolina.

O turismo corporativo também é um ponto de destaque no Brasil. São Paulo, um dos grandes pólos econômicos do país, é o destino doméstico mais popular, nesses cinco anos, entre os brasileiros na Expedia. “Uma tendência que segue cada vez mais forte são as viagens de ‘bleisure’, quando os viajantes a trabalho aproveitam e estendem a hospedagem pelo fim de semana para poder conhecer e aproveitar o destino. São Paulo é muito rica neste segmento de viagem. Além de todos os atrativos culturais e gastronômicos, ela também fica próxima de praias ou de outras cidades com belas paisagens de campos.”

Para entender o comportamento dos viajantes, a Expedia analisa os dados de busca e reserva no site. Fazendo uma retrospectiva deste período, foi possível extrair alguns ‘insights’ sobre os brasileiros:

Os cinco destinos domésticos mais populares na Expedia são São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador;

  • Os destinos da América Latina mais populares são Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Bogotá (Colômbia) e Cusco (Peru);
  • A rota aérea mais popular na Expedia é entre GRU (São Paulo) e SCL (Santiago, Chile);
  • As cidades nas quais os brasileiros mais reservaram carros são Miami, Orlando, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife;
  • De acordo com uma recente pesquisa da Expedia sobre viagem em família (realizada em maio de 2017, com adultos e adolescentes brasileiros, em parceria com a consultoria Northstar), 95% dos viajantes contam que se sentem mais próximos da família quando viajam juntos. Além disso, 95% dos adolescentes preferem desfrutar das férias com a família a ganhar um novo brinquedo ou jogo;
  • Viajantes brasileiros que deixam para reservar no último momento vão mais para os Estados Unidos do que para países vizinhos como Paraguai e Uruguai;
  • A cidade com mais quartos de hotéis reservados na Expedia é São Paulo.

Deixe uma resposta