Expo Forum Visit SP: Encontro híbrido acontece em novembro

Encontro irá reunir plenárias com conteúdo para diferentes perfis de público e venda de pacotes de viagens para destinos paulistas

Expo Forum Visit SP
Guilherme Miranda (Setur-SP) e Toni Sando (SPCVB)

Agendado para 4 de novembro, o Expo Forum Visit SP pretende ser um marco para a reconstrução do turismo paulista. “Falamos em reconstrução e não em retomada porque a atividade precisa ser reconstruída em conjunto para permitir alavancar o turismo de lazer, de negócios e de eventos no estado”, explica Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

A entidade idealizou o evento, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e pretende trazer filósofos e outros profissionais de fora do trade, além de empresários do setor, para debater soluções aos entraves e novos caminhos para o turismo no estado. “Não será um evento de nós para nós mesmos”, adianta Sando.

O primeiro encontro em conceito híbrido a ser realizado após a fase mais aguda da pandemia se aproveita do fato de 76% do estado de São Paulo ter entrado na fase verde do plano de flexibilização das atividades econômicas para unir forças pensando em 2021. “Vamos mostrar os eventos adiados neste ano e reprogramados para 2021 para provar a força e a importância que cada um deles tem para a economia”, diz.

Conteúdo direcionado

Sando explica que a estrutura montada no Sheraton São Paulo WTC, na capital paulista, reunirá oferta de conteúdo qualificado em três plenárias – que acontecem de forma simultânea e serão direcionadas a diferentes perfis de público -, além de ferramentas para relacionamento e de uma feira com venda de produtos ao consumidor final. O público presencial será restrito a 300 convidados e a transmissão online terá o papel de multiplicar a informação.

Expo Forum Visit SP

“Grandes Temas”, plenária voltada para o trade de Turismo, destacará assuntos importantes para a reconstrução da atividade, com debates sobre novas vertentes que podem garantir crescimento econômico até 2030. “Inspiração” foi o nome dado à segunda plenária, que trará profissionais de outras formações e áreas de atuação para oxigenar a discussão e trazer novos olhares sobre a atividade turística.

A terceira plenária será institucional, com a participação de secretários de turismo de estâncias e municípios paulistas, além de deputados estaduais e federais que vêm trabalhando pleitos com impacto direto na indústria do Turismo. Haverá, ainda, um espaço exclusivamente dedicado ao Marketplace Visit SP, com venda de pacotes turísticos no estado aos consumidores. Os roteiros foram criados com o apoio da Braztoa e a programação inclui, ainda, pocket shows musicais.

 “A feira física, com expositores de vários destinos no estado, vai destacar tudo o que temos de bom e ajudar a ativar a economia pelo turismo regional, com dicas para aproveitar melhor as regiões que têm acesso facilitado e protocolos devidamente aplicados”, declara Sando, lembrando que o conteúdo ficará no ar por uma semana e pode ser conferido até 10 de novembro.

São Paulo para Todos

Sando participa da abertura oficial do evento, ao lado de Vinícius Lummertz, secretário de Turismo do estado de São Paulo e de Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, marcada para começar às 9h. “As entidades formam o triângulo de parceria do programa ‘São Paulo Para Todos’, criado em 2019 para estimular as viagens aos destinos paulistas e suspenso, em março, devido à pandemia. Desde então, os esforços foram concentrados na criação e aplicação dos protocolos de segurança”, detalha o presidente-executivo do SPCVB.

Dentro desse processo de adaptação, as três entidades criaram uma etapa intermediária do programa, que consiste em vídeos didáticos direcionados a três diferentes segmentos – bares & restaurantes, hotelaria e eventos – como forma de reforçar a segurança em relação à aplicação das normas criadas por entidades setoriais e aprovadas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária. “O programa não é marca de um governo, mas o símbolo de promoção conjunta do turismo no estado”, defende Sando.

Entre as principais conquistas está o acordo para redução do ICMS sobre o querosene de aviação, que contribuiu para aumentar a conectividade em todo o estado e ajudou a impulsionar todo o conjunto da economia paulista, que teve crescimento de 5,3% em 2019. “Essa margem nos ajudou a passar pelo momento turbulento e organizar o comitê de contingência para retomar de forma assertiva. Não queremos uma segunda onda, buscamos dar passos firmes com campanhas responsáveis”, explicou Guilherme Miranda, secretário-executivo de Turismo do estado de São Paulo.

Expo Forum Visit SP
Evento visa promover todos os destinos em diferentes regiões paulistas

Miranda representou a Setur-SP na coletiva de lançamento do Expo Forum Visit SP e lembrou que 10% do PIB paulista vem do turismo. “A entrada de 76% do estado na fase verde traz números animadores, como o resultado de um estudo recente que mostra a possibilidade de entrada de R$ 13,1 bilhões adicionais na economia do estado com viagens de proximidade”, disse.

O estudo, realizado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) em parceria com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP), fez o cálculo com a soma de gastos estimados de viajantes paulistas em roteiros para outros países ou estados brasileiros e com valores depositados em poupança antes e durante a pandemia, com possibilidade de serem convertidos em gastos com viagens nos próximos 18 meses.  

“Com o início do restabelecimento dos corredores aéreos, precisamos organizar a promoção local para garantir que esse faturamento beneficie toda a cadeia paulista”, defende Miranda. Sando acrescenta que os indicadores serão aprofundados durante o evento que terá a programação completa divulgada em 25 de outubro.

Também presente à coletiva, Sanovicz comemora o esforço conjunto pela busca de alternativas para o pós-crise e reforça o comprometimento das aéreas com a continuidade da parceria. “Com certeza, não teremos a pujança de 2019 nos resultados de 2021, mas vamos acelerar o processo de reposição e espalhar mais os benefícios que essa indústria pode gerar”, comenta.

AGENDE-SE!

A Expo Forum Visit SP acontece diretamente dos estúdios do Sheraton São Paulo WTC, na capital paulista, restrita a 300 convidados pela organização. Os demais acompanham toda a programação em plataforma online, no dia 4 de novembro, das 9h às 18h. As inscrições para participação online podem ser feitas neste link.

Deixe uma resposta