Famosa locação de Bridgerton, Bath traz o enredo da tela para a vida real

Bridgerton
Royal Crescent é uma das locações da série de sucesso Bridgerton (Foto: Divulgação/Visit Bath)

Entre os diversos destinos britânicos destacados pelo potencial para despontar no pós-pandemia, um já ganhou o coração dos brasileiros. Bath, cidade famosa pelos banhos romanos e pela arquitetura georgiana, ganhou novos atributos e foi impulsionada pelas telas da tevê. A cidade é pano de fundo para Bridgerton, série de sucesso que estreou em dezembro de 2020.

Na ficção, Bath faz as vezes de Londres durante o período de regência na Inglaterra, em 1813. A cidade histórica é Patrimônio Mundial da Unesco, fica a apenas 1h30 de Londres e acaba de ganhar diversos tours temáticos, partindo da capital inglesa. Três operadoras locais ajudam a transformar uma simples viagem em uma experiência digna da nobreza. Brit Movies Tour, Go Tours, Luxury Vacations UK e Rabbie oferecem roteiros – privativos ou em pequenos grupos – pelos principais cenários desta cidade que data de dois mil anos atrás.

Um dos mais emblemáticos é o Royal Crescent, ícone dessa escola arquitetônica, que se destaca ainda mais por estar em disposição circular. O projeto é do século 18 e o prédio – formado por residências e pelo luxuoso The Royal Crescent Hotel & Spa – conta com um imenso gramado em frente.

A fachada da residência número 1 aparece na trama como lar da família Featherington. O local atualmente abriga um museu decorado e mobiliado seguindo a tendência do final dos anos 1700, com reabertura prevista para este mês. A Luxury Vacations UK oferece o tour com opção de tomar um chá da tarde no hotel. Um toque de realeza ao roteiro tradicional.

Outro ponto importante é a Abadia de Bath, reconhecida de longe pelas pedras em tom amarelado. Fundada no século 7, no estilo gótico, a construção fica na região central, bem próxima às Assembly Rooms. Essas salas foram construídas em 1771 e logo ganharam a fama de serem as mais elegante de todo o Reino Unido. Citadas nos romances de Jane Austen e cenários para casamentos, bailes e eventos sociais, elas também aparecem na saga dos Bridgerton. Vale lembrar que a visita ao espaço interno requer reserva antecipada.

Outro cenário explorado na trama é Bath Street, uma simpática rua de paralelepípedos pontuada por curiosidades e histórias. Projetada e aberta pelo arquiteto Thomas Baldwin, em 1791, a rua chama a atenção pelo calçamento e pelas imensas colunas que ladeiam a calçada. No final da rua, que carrega até hoje a mesma atmosfera simples, outra obra de Baldwin merece ser vista: a Cross Bath, reservatório com água a 46ºC.

Igualmente imperdíveis

Além de percorrer os principais cenários da saga, o tour inclui passeio a pé pelo charmoso centro, onde se destacam a arquitetura e o calçamento em pedras. Os Banhos Romanos (Roman Baths) são a principal atração da cidade e recebem visitantes há milênios, o que torna a visita imperdível para conhecer a história a fundo. A estrutura foi construída em volta das únicas fontes termais da Grã Bretanha, o que torna o lugar bastante especial.

O banho não é permitido no sítio histórico, mas quem não dispensa a imersão em águas quentinhas pode fazê-lo no Thermae Bath Spa. O spa público é abastecido com a mesma água que segue para os Banhos Roamos e tem como destaque para a piscina da cobertura. Localizada ao lado da Abadia de Bath, a parada combina relaxamento com vistas de cair o queixo.

Quem quiser se aprofundar na história da cidade deve embarcar no programa intitulado Caminho da Regência. Guiado pelo historiador Sr. Elliott, que usará trajes de época completos, o passeio leva os exploradores a locais como a Ponte Pulteney, Pump Room e a Queen Square, entre outros.

Apesar da proximidade com Londres, o pernoite em Bath é altamente recomendável. A cidade que também tem grande relevância na história de Jane Austen – fãs da escritora podem visitar o centro dedicado a ela – conta com hotelaria diversificada, incluindo empreendimentos de altíssimo nível. Além do famoso Royal Crescent, outra dica é o The Gainsborough Bath Spa, em localização privilegiada na área central.

Deixe uma resposta