Feira Gastronômica terá Biomas do Brasil como temática

0

O Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro promove, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e Educação, a 18ª edição da Feira Gastronômica, com diversas opções de comidas, bebidas e doces. O evento será realizado neste sábado, dia 9, das 11h30 às 14h30, no Boulevard e na plataforma central da Avenida Carlos Mauro, em Águas de São Pedro (SP).

Com a temática Biomas do Brasil, a feira terá oito barracas com cardápios que representam as diferentes vegetações do país, como a Amazônia, o Cerrado, os Pampas, a Caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal. Os pratos salgados e doces, preparados pelos alunos da graduação Tecnologia em Gastronomia, trarão sabores e aromas que caracterizam essa culinária rica e diversificada.

De acordo com Michele Coelho Novembre, coordenadora do curso Tecnologia em Gastronomia, os alunos elaboram o cardápio sob orientação dos professores e, dois dias antes do evento, iniciam o preparo dos pratos nas cozinhas pedagógicas do campus. “No sábado bem cedo, os alunos montam as barracas e finalizam os pratos. Em média, 60 alunos participam das atividades, inclusive, estudantes da graduação Tecnologia em Hotelaria“.

Nas barracas, o público encontrará um cardápio composto por seis pratos salgados e duas sobremesas, como sanduíche de hambúrguer com carne e queijo de búfala; sanduíche de costela desfiada e agrião servido em pão de pinhão; bolinho de mandioca recheado com queijos e acompanhado de molho agridoce; isca de peixe crocante acompanhada de maionese de cajá e crispy de castanha de baru; escondidinho de purê de milho com carne seca e manteiga de garrafa e cuscuz de peixe com pimenta biquinho. As sobremesas ficam por conta de mini churros com duo (dueto) de doce de leite aromatizado com amora preta ou cumaru e bolo de aipim com calda de laranja. As opções são limitadas, por isso, é importante chegar cedo para aproveitar e provar todos os pratos.

Os salgados custarão R$ 10 e as sobremesas, R$ 5. Toda a renda arrecadada será destinada a projetos das escolas municipais. O evento atrai tanto moradores de Águas de São Pedro como turistas vindos, principalmente, de cidades da região, como Piracicaba, Americana, São Carlos, São Pedro e Campinas. A perspectiva dos idealizadores é de que 1.200 pessoas passem pelo local. “Além de ser um passeio prazeroso para os visitantes, a feira é muito importante para que os alunos aprendam a organizar um evento passo a passo e a se prepararem para a realidade do mundo do trabalho. Essa é uma verdadeira experiência de aprender na prática”, reforça Michele.

Sobre a Feira Gastronômica

Promovida desde 2009 pelo Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, a Feira Gastronômica é um Projeto de Extensão Universitária à Comunidade, com o objetivo de apresentar a cultura gastronômica para a população da cidade e região. Do planejamento à execução, os estudantes são responsáveis por todos os detalhes do evento, desde a busca por fornecedores, compra de insumos, definição do cardápio, até a montagem das barracas, entre outras atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here