Fernando de Noronha articula doação de óleo diesel para embarcações

A ideia do destino é auxiliar os pescadores da região que estão realizando pesca solidária, doando peixes para famílias que precisam do auxílio

Desde a suspensão de atividades turísticas em Pernambuco, pescadores de Fernando de Noronha têm contribuído com a doação de peixes para a comunidade. Visto isso, a Administração Distrital, em união com o governo do estado, está fazendo a doação de óleo diesel para abastecer as embarcações que fazem pesca solidária até o final da pandemia. Cerca de 5 mil litros serão doados por mês para dez embarcações. Os pescadores capturam, em média, de 300 a 350 quilos de peixe a cada saída, e as famílias beneficiadas recebem 2,5 quilos.

“Conseguimos parceria com o Ceasa para a compra de cestas básicas que estão sendo distribuídas com a população, estamos dando vale-gás e água, estimulando a agricultura familiar e agora doando óleo diesel. Outras medidas serão tomadas para auxiliar ainda mais os ilhéus. Isso tudo é uma forma de atenuar quem precisou suspender as atividades por força de decretos necessários”, afirma Guilherme Rocha, administrador geral da ilha.

Cerca de 40 pessoas estão envolvidas na pesca solidária, tanto para pesca quanto para apoio. O trabalho conta com o voluntariado de proprietários de locadoras de veículos, que cedem os carros para as entregas. “O governo está fazendo a parte dele, mas a ilha precisa fazer também a sua parte, se ajudando. Se Deus quiser iremos sair dessa situação o mais rápido possível”, diz Milton Luna, presidente do Conselho Distrital.

Os peixes, antes de serem distribuídos, são limpos e preparados para o consumo. Depois, são encaminhados para a Assistência Social da olha, que faz a distribuição entre os moradores cadastrados. “Essa distribuição será feita e coordenada pela equipe local. A medida que o peixe doado for chegando vai sendo entregue às famílias”, explica Cândida Jucá, superintendente de Assistência Social da ilha.

Para solicitar o abastecimento de óleo diesel, os interessados devem ligar para o número (81) 99968-7188 (Milton Luna) ou (81) 99974-5645 (Verônica Modesto) e informar os dados pessoas e a quantidade de combustível que a embarcação precisa, para o preenchimento de uma planilha com informações repassadas pelos interessados.


Deixe uma resposta