Fernando de Noronha: empresários alertam contra golpe de hospedagens

Mesmo com denúncias ao Instagram, as contas falsas de estabelecimentos de Fernando de Noronha permanecem impunes e em atividade

Fernando de Noronha

Nesta quinta-feira (29), empresários de Fernando de Noronha (PE) fazem alerta ao mercado sobre fraudes em passagens para o arquipélago por meio de perfis falsos de empreendimentos no Instagram.  A empresária Fabiana de Sanctis relata que recebe com frequência ligação de turistas que já caíram no golpe ou desconfiam dos perfis e entram em contato para confirmar se de fato as promoções existem.

“Há cerca de um ano que estamos sofrendo com esse problema. Descobrimos através de clientes que entraram em contato com a nossa pousada perguntando sobre sorteios e promoções que encontraram em perfis falsos. Alguns, inclusive, já caíram no golpe. Alguns criminosos chegam a ligar para as vítimas, se passando por funcionários da nossa pousada “, comenta Fabiana.

Apesar de denunciadas as contas, o Instagram responde que a conduta não infringe as normas da plataforma. Foram feitos boletins de ocorrência e tomadas outras medidas judiciais, na tentativa de frear tais práticas que continuam em vigor.

De acordo com Tiago Carneiro, advogado, é preciso que as pessoas lesadas procurem a Delegacia de Crimes Cibernéticos para apurar a prática do crime e a identificação do responsável. A pena para esse crime pode chegar a até um ano de detenção, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.

“O cliente deve se assegurar de que está falando com a pessoa do estabelecimento e somente fazer qualquer tipo de pagamento diretamente para uma conta da empresa. Uma medida fácil é ligar para o estabelecimento e confirmar os preços e condições”, alerta.

Desde o início do ano, o site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha permite a consulta de informações e a realização de reservas em hotéis e pousadas da ilha, a fim de promover a segurança do turista. O site redirecionará o consumidor para a página de reservas da pousada escolhida.

O arquipélago, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro. De acordo com a administração da ilha, Noronha recebeu 33.836 visitantes no ano passado, o que equivale a uma diminuição de 68% em relação a 2019, quando a ilha recebeu 106.130 pessoas.

Deixe uma resposta