Festa de São Longuinho atrai centenas de fiéis e turistas

Por: Priscila Ferraz

A festa de São Longuinho ocorre de 6 a 9 de março na Igreja Nossa Senhora da Escada, que fica em frente à Praça Salvador Lemes Cardoso, em Guararema (SP). A igreja é a única do Brasil que possui a imagem do santo.


Conta-se que Longuinho era um soldado do exército romano. Seu nome vem do grego e significa “uma lança”, por ser conhecido como o homem que perfurou Jesus com uma lança no dia da crucificação. Dizem que depois disso ele, arrependido, se converteu ao cristianismo. Hoje, tido como um dos santos mais populares do Brasil, São Longuinho ganhou devotos por encontrar objetos mesmo sendo cego.


Neste ano, o evento que reunirá centenas de fiéis terá várias atrações: dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira) celebra-se a missa de abertura da Festa de Louvor a São Longuinho e sábado ocorre a quermesse. Quem for, poderá experimentar churrasco, pastel, doce, sorvete e o tradicional bolinho caipira feito de farinha de milho com linguiça. Além disso, o público poderá assistir a shows regionais de diversos artistas gratuitamente.

No domingo terá uma procissão com a imagem de São Longuinho. Os devotos sairão da Igreja de Nossa Senhora da Escada percorrendo as ruas do bairro e retornarão ao templo onde será celebrada uma missa campal. Depois da missa será servida a famosa galinhada – prato considerado típico na região.



PF

Deixe uma resposta