Festival das Cataratas completa mais um com resultados positivos

Por: Antonio Euryco

FOZ DO IGUAÇU – O criador e supervisor geral do Festival das Cataratas é um analista convicto das atribuições que o evento  representa e de como o seu modelo sui-generis é focado dentro do esquema de organização e realidade própria. É bem por tal motivo que Paulo Angeli mostrou  boas razões para comemorar mais uma edição de sucesso , reiterando que o evento tem estrutura, conteúdo, participação efetiva e de força integrada de turismo que o municipio e a região tem que ter para torná-lo vitrine daquilo que está no DNA da própria cidade: o turismo.

 

Sua força de visitação foi comprovada, um movimento superior a cinco mil agentes de viagem e profissionais de turismo de várias partes do país e dos vizinhos.  Foram 142 estandes montados no espaço, muito deles reunindo várias marcas – caso de Santa Catarina onde estavam 57 empresas. Ao todo, 23 caravanas de estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de agentes da Argentina, Uruguai, Paraguai que vieram prestigiar o evento. 

 

Na rodada de negócios, outro balanço positivo segundo Aldo Carvalho, do Sebrae, que coordenou este importante ítem: “foram reuniões com nove operadoras nacionais e quatro internacionais – da França, Espanha, Uruguai e Peru – com boas intenções de ativar a vinda de mais turistas para Foz e o Paraná”, adiantou.

 

O  Festival  teve os méritos de inovar  mais uma vez ao sediar o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR), que trouxe na pauta temas atuais e reafirmou a importância da ‘blogosfera’ como ferramenta para o desenvolvimento de um turismo de qualidade. De acordo com a coordenadora do evento, Cássia Ribeiro,  foi um dos significativos diferenciais desta edição. “O EIBTUR teve uma repercussão enorme e foi realizado com um auditório que estava o tempo todo lotado”.

Outra novidade foi a realização da inédita Feira Internacional do Turismo de Compras do Iguassu (FETURCOM), que reuniu importantes lojas do centro comercial de Ciudad del Este e deve se tornar uma tradição do Festival. “Foi um grande sucesso. Os expositores se surpreenderam com os resultados e já estão com planos para expandir a feira para o próximo ano”, destacou o fundador do FIT Cataratas, Paulo Angeli que define também a posição estratégica da região trinacional como posição que garante atributos maiores para o evento.

 

Outro detalhe que chamou a atenção foi da participação intensa de um tom  bem sociável, com vários eventos satisfatórios para gostos diversos. Expositores e agentes participaram intensamente e teceram elogios comprovados para esta visitação que também possibilitou passeios, visitas e compras em Ciudad del Leste e Puerto Iguazu

 

Para a oitava  edição,  nos dias 12,13 e 14 de junho dee 2013, o FIT deverá ampliar possibilidades de conexões com setores que mostram vinculação direta com o turismo, caso da Caixa Economica Federal, com os quais já foram iniciados entendimentos. Paulo também confirmou que deverá retornar proximamente à direção do Comtur – o Comitê Municipal de Turismo de Foz – onde conta com o apoio declarado de 26 das 28 entidades participantes. “Uma prova também do sentido de integração que o Festival das Cataratas produz com resultados efetivos para a cidade e região”.

O FIT –  Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu,  realizado no Hotel Rafain Expocenter. teve organização da  De Angeli Feiras & Eventos com o patrocínio da Itaipu Binacional,  BNDES e Sebrae. Apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu,  Iguassu Convention e Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual e da Paraná Turismo . A TAM foi, mais uma vez, a transportadora aérea oficial.

 

Antonio Euryco

 

Deixe uma resposta