Festival de Dança de Joinville

Por: Antonia de Toledo

A 33ª edição do festival de dança do mundo acontece em Joinville (SC), de 22 de julho a 1º de agosto, reunindo personalidades artísticas consagradas e bailarinos de 21 estados brasileiros, além do exterior (Alemanha, Argentina, EUA, Itália, Paraguai, Suíça e Rússia).  

 

São 11 dias com apresentações de sete estilos de dança: neoclássico, clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas. Considerado desde 2005 o maior festival de dança do planeta em número de participantes, segundo o Guinness Book, é também o único entre os grandes festivais mundiais a reunir tanta diversidade de estilos.

 

Este ano, do total de 2.526 coreografias inscritas no processo de seleção, por 614 grupos de todas as regiões do Brasil e exterior, foram aprovados pela curadoria 172 trabalhos para a Mostra Competitiva, 32 para a Mostra Meia Ponta (infantil) e centenas de grupos ainda estão sendo selecionados por especialistas para apresentações nos Palcos Abertos espalhados por Joinville, Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.

 

Igualmente consagrado em seu caráter didático, como uma importante contribuição para a evolução da dança no país, o festival atrai também todos os anos uma multidão de profissionais e estudantes para cursos, oficinas, workshops e seminários voltados para o aperfeiçoamento técnico, pedagógico e acadêmico da dança. São 2,7 mil vagas no total oferecidas para os mais de 60 cursos, incluindo 500 vagas para o seminário acadêmico, reunindo boa parte das universidades brasileiras que contam com a disciplina dança na grade.

 

Anualmente, no total, são cerca de 6,5 mil participantes entre bailarinos, estudantes, professores, profissionais e artistas convidados que transformam o inverno catarinense nesta verdadeira maratona dançante. Além da arena principal com ingressos pagos (no Centreventos Cau Hansen), há dezenas de palcos abertos com apresentações gratuitas em praças, shoppings e hospitais. 

 

Considerada a maior feira de produtos de dança da América Latina a Feira da Sapatilha abriga todos os anos mais de 70 expositores que vendem variados produtos voltados ao mercado da dança e atraem não só a atenção de bailarinos, estudantes e professores, mas também dos catarinenses e muitos turistas de outros estados para aquisição de artigos especializados. Além de sapatilhas e calçados para a prática da dança, roupas de ensaio e figurinos, também são vendidos no local acessórios relacionados ao tema, como livros, CDs e DVDs de dança, chocolates diversos e muitas opções em artesanato, oferecidas por artesãos de Joinville e região. 

 

 

AT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta