Fiat muda tudo no novo Fiorino 2014

Por: Marcelo Alexandre

E a Fiat acompanhou o embalo da mudança radical feita na Nova Picape Strada, para repetir a receita com o novo Fiorino 2014. Agora, trata-se de um veículo comercial inteiramente novo. E a nova receita contemplou várias coisas, como: uma plataforma nova, um novo visual, mais espaço para cargas, novo motor, novo acabamento e novos equipamentos. Ou seja, deixou de ser aquele carro sem graça, de entrega!

 

Líder de mercado há 23 anos consecutivos (em sua categoria) o novo Fiorino consegue manter sua principal característica de ser o comercial leve com o melhor custo-benefício.

 

E essa receita é graças a engenhosidade da nova plataforma. Assim, do meio do carro pra frente, a Fiat usa a estrutura do Novo Uno. E da parte do meio para trás, a Fiat uso a estrutura básica da Fiat Strada. A suspensão traseira é inteiramente nova, com concepção e arquitetura derivadas da picape Strada. Com esse mix de engenharias, o novo Fiorino consegue ser um produto barato, pois compartilha peças de carros de grande volume. Além disso, ele cresceu no tamanho, ganhou maior capacidade para transportar cargas (agora leva até 650 kg), e recebeu uma nova motorização mais potente, o motor 1.4 litro EVO flex

 

Fiorino

 

A nova carroceria do Fiorino, indiscutivelmente, está muito mais bonita com linhas mais fluidas e arredondadas. Além disso, o modelo foi totalmente remodelado internamente, ficando mais confortável e funcional. E nessa conta soma-se novos itens de segurança e conforto.

 

Sua frente mais moderna e robusta, similar a do Novo Uno, vem com o para-choque na cor preta, que opcionalmente pode vir pintado na cor do carro. Traz ainda frisos de proteção laterais de série. Os novos espelhos retrovisores externos, com maior tamanho, permitem a ampliação do campo de visão no trânsito e nas manobras. As lanternas traseiras estão maiores e mais funcionais. O novo para-choque traseiro está mais resistente. O Novo Fiorino passa a oferecer sensor de estacionamento como item opcional.

 

FiorinoOutro destaque são as portas do compartimento de carga assimétricas com abertura de 180°. Elas oferecem abertura em dois estágios. Em uma primeira fase ficam travadas quando formam um ângulo de 90º em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas 180º, ou totalmente. A maçaneta da porta foi posicionada verticalmente, facilitando a sua abertura e o manuseio de cargas. Opcionalmente as portas traseiras podem vir providas de vidros, oferecendo melhor visibilidade. Nesse caso, o Fiorino passa a contar com vidro na parede divisória, entre a cabine e compartimento de cargas.

 

O interior do Fiorino 2014 também foi renovado. O painel, derivado do Novo Uno, recebeu um novo quadro de instrumentos com melhor visualização. Ele traz duas alternativas: base e luxo. A versão base vem com velocímetro, indicadores de combustível e temperatura (digitais) e hodômetro totalizador e parcial. Na versão de acabamento luxo ele conta com: velocímetro, indicadores de combustível e temperatura (digitais), hodômetro totalizador e parcial, conta-giros e trip computer.

 

O painel também conta com um porta-objetos posicionado do lado esquerdo do motorista, mas que é substituído por botões de comando quando o utilitário for equipado com trip computer. A tomada de força de 12V é item de série.

 

FiorinoOs bancos receberam novo desenho e novos tecidos na sua forração. Eles são mais ergonômicos e confortáveis, sendo que o do motorista pode vir equipado com regulagem de altura. Também oferece como opcional volante com regulagem de altura e apóia-pé para o motorista. Os painéis das portas agora foram equipados com bolsa porta-objetos/garrafas.

 

O Fiorino 2014 vem equipado com um motor mais potente. O motor 1.4 EVO Flex tem bom torque nas baixas rotações e baixo consumo de combustível. Ele recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do INMETRO, o que o coloca entre os mais eficientes e econômicos do país. Agora ele desenvolve potência de 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol.

 

O Novo Fiorino 1.4 EVO Flex modelo 2014 passa a contar com duas novas cores sólidas (Vermelho Alpine e Preto Vulcano) que se juntam ao Branco Banchisa e a metálica Prata Bari.

 

A lista de equipamentos também cresceu. Entre eles tem-se: Airbag duplo, freios ABS, sensor de estacionamento, ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, rádio USB MP3/WMA com RDS, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one-touch (subida e descida) para o motorista; brake light; para-brisas degradê, alça de segurança do lado passageiro, alerta de manutenção programada (luz espia), Drive by Wire (controle eletrônico da aceleração), porta-luvas iluminado são alguns deles. (alguns desses são opcionais)

 

O Novo Fiorino conta ainda com a garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Curtir isso:

Deixe uma resposta