Fórum de Turismo LGBT do Brasil acontece amanhã; veja a programação

Networking responsável e pautas conscientes baseiam a quinta edição do Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021

Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021
Foto: reprodução/Unsplash

Acostumado a se reinventar ano após ano, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil chega em sua quinta edição unindo tecnologia, calor humano – com protocolos biossanitários – e discussões relevantes sobre o mercado turístico. Em formato híbrido, o evento acontece amanhã, no Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo (SP), das 9h, às 18h. Com toda infraestrutura de áudio visual, cenografia e transmissão oferecida pelo Grupo R1, o encontro contará com público máximo de 150 pessoas e transmissão ao vivo no canal do Brasilturis Jornal no Youtube. 

Para esta edição, o Fórum destaca os seguintes temas:

“Turismo Para Pessoas Trans”: O evento irá debater os desafios e as oportunidades no Turismo para transexuais. “O trade de vendas precisa enxergar essa comunidade pelo potencial no Turismo. Há muitos projetos de empregabilidade voltados a pessoas trans e elas estarão cada vez mais viajando pelos destinos mundo afora”, lembra Alex Bernardes, idealizador e diretor do Fórum.

Painelistas: 

Glamour Garcia – Atriz transsexual;
Paulo Renato Braga – Especialista de planejamento estratégico e performance da Amadeus;
Mediador: Mauro Sousa – Diretor de Espetáculo da Mauricio Sousa Produções e Influenciador Digital

 “Turismo Esportivo e o Mercado LGBT”: A exclusão da comunidade LGBTQIA+ deste ambiente acabou por criar oportunidades. Ao longo dos anos vimos surgir campeonatos específicos para atletas LGBTQIA+ como gay games, que em 2023 será em Hong Kong. No Brasil, campeonatos de diversas modalifades que reúnem mais de 30 times de atletas LGBTQIA+ também já é uma realidade. “Queremos entender como agências de viagens podem colaborar com a organização das viagens esses atletas e como o setor pode facilitar a vida de quem viaja para praticar esporte”, comenta Bernardes.

Painelistas: 

André Machado – Diretor do time de futebol gay “BeesCats”;
Filipe Manetta – Organizador do campeonato “Taça True Colors”;
Mediadora: Carilina Mokshin – Maratonista e diretora da Unique Travel Collection 

 O “Turismo LGBT em lugares não seguros” será o tema do terceiro debate. “Estamos falando de Rússia, Turquia, Egito e de todos os destinos com grande apelo turístico nos quais o cidadão LGBT ainda é criminalizado”, explica o diretor do Fórum, esclarecendo que a proposta é sugerir alternativas aos agentes para ajudar esse perfil de viajante a realizar seu sonho, sem que ele precise se colocar em situações de risco.

Painelistas: 

Lucas Corazza – Chef confeiteiro e viajante;
Marcelo Michieletto – Diretor da Viagens Entre Iguais;
Mediador: Alipio Camonzono – Ex-CEO Decolar e dono do canal Lipe Travel Show

O painel de encerramento abordará “Destinos nacionais preparados para receber o turista LGBT”. “Precisamos quebrar a resistência que ainda existe no País em relação ao segmento para que cidades e estados entendam a diferença no perfil e se posicionem como amigáveis aos viajantes da comunidade”, diz Bernardes.

Painelistas: 

Bruno Reis – Presidente da Emprotur;
Bruno Wendling – Presidente de Fundtur MS;
Elry de Jesus – Assessor de Marketing da Turisrio;

 Além dos painéis de discussão, a programação do Fórum de Turismo LGBT do Brasil oferece treinamentos para os agentes de viagens e operadores turísticos presentes. Estão confirmados os treinamentos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP); Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur); Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE); Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS); Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur); Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio); Secretaria Estadual de Turismo do Recife (Setur-Recife); Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS); Vila Galé Hotels; Jungfrau; Diversa Turismo; Visit Florida; Visit Britain; Gol; Copa Air Lines; Curaçao; Air Canada; e Accor Hotels. Os conteúdos visam apresentar ao trade as principais atrações de cada produto que podem ser comercializadas aos turistas LGBT+.

A estrutura do evento conta ainda com espaço de exposição, onde cada marca possui uma mesa de atendimento dedicada para fazer networking. Neste mesmo espaço será servido o coffee break e almoço para todos os participantes. Estão confirmados 22 expositores: 

Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP); Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur); Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE); Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS); Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur); Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio); Secretaria Estadual de Turismo do Recife (Setur-Recife); Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS); Vila Galé Hotels; Jungfrau; Diversa Turismo; Visit Florida; Visit Britain; Gol; Copa Air Lines; Curaçao; Air Canada; Orinter; Hard Rock Hotels do Caribe; X Caret Hotels; Pride Holidays; CC Hotels; e Accor Hotels.

Sobre o Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Criado em 2017, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil reúne agentes de viagens e operadores para um dia de debates que visam aprofundar o conhecimento sobre o segmento que movimenta, anualmente, US$ 3 trilhões em nível global. No intuito de inspirar e capacitar a cadeia nacional de vendas, o evento destaca palestras e cases de sucesso ministrados por profissionais que são reconhecidos mundo afora pela atuação em prol de um Turismo mais justo, acolhedor e democrático para os viajantes LGBT. 

Chegando à quinta edição, o evento criado e realizado pela Revista ViaG, segue com o propósito de apoiar o desenvolvimento de novos negócios e a geração de renda, por meio da capacitação dos profissionais da linha de frente sobre a necessidade de atendimento especializado e consultoria em relação aos roteiros, itinerários e outras demandas específicas desse tipo de viajante. As edições anteriores capacitaram mais de mil profissionais brasileiros, foram reconhecidas por 100% deles pela relevância e atualidade dos temas propostos. 

Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Data: 30 de setembro de 2021, das 9h às 18h
Local: Tivoli Mofarrej São Paulo, com transmissão pelo Youtube do Brasilturis Jornal
Inscrições: Encerradas
nformações sobre programação: www.forumdeturismolgbt.com.br

Deixe uma resposta