As companhias aéreas de baixo custo Frontier Airlines e Spirit Airlines anunciaram planos de fusão, criando a quinta maior companhia aérea dos Estados Unidos, conforme anunciando nesta semana. O acordo faz eleva o valor de mercado da empresa para US$ 6,6 bilhões.

A fusão, aprovada por unanimidade pelos conselhos de ambas as marcas, fará com que a Frontier detenha aproximadamente 51,5% da companhia aérea combinada, enquanto a Spirit deterá os 48,5% restantes.

O acordo de união, que foi aprovado por unanimidade pelos conselhos de administração de ambas as empresas, deverá ser concluído no segundo semestre do ano. Porém, a fusão só deve se concretizar a partir do segundo semestre, quando passará por avaliação dos órgãos de fiscalização dos EUA.

A Frontier estima que a companhia aérea combinada irá resultar em US$ 1 bilhão em economia anual ao consumidor e oferecerá mais de mil voos diários para mais de 145 destinos em 19 países. O negócio deve beneficiar diretamente viajantes internacionais, inclusive do Brasil, que voltaram a frequentar os EUA após a reabertura das fronteiras em novembro de 2021.

Em comunicado, as aéreas informaram ainda que os negócios devem expandir nos próximos anos, com mais de 350 aeronaves encomendadas entre as duas empresas e aumentará o acesso a tarifas “ultrabaixas”, adicionando novas rotas para um público de baixa renda nos EUA, América Latina e Caribe.

“Trabalhamos em conjunto com o Conselho de Administração e a equipe de gerenciamento sênior de ambas as operadoras para chegar a uma combinação de dois negócios complementares que, juntos, criarão a companhia de tarifa ultrabaixa mais competitiva da América”, disse William Franke, presidente do Conselho de Administração da Frontier.

“Essa transação está centrada na criação de um concorrente agressivo de tarifas ultrabaixas para atender ainda melhor nossos passageiros, expandir as oportunidades de carreira para nossos membros da equipe e aumentar a pressão competitiva, resultando em tarifas mais amigáveis ​​ao consumidor”, complementou Ted Christie, presidente e CEO da Spirit.