Goal to Brasil Colômbia tem festejos juninos

Por: Camila Oliveira

 

Esta é a primeira vez que o evento de promoção para a Copa do Mundo de 2014 expõe ao público estrangeiro os festejos juninos, uma das tradições típicas da cultura brasileira. No evento que acontece hoje, dia 11, em Bogotá, na Colômbia, as honras das apresentações serão feitas pela quadrilha junina Cafundó do Brejo, de Palmas (TO). O grupo tocantinense foi convidado especialmente para ajudar a compor o novo projeto de promoção da Embratur (Instituto de Brasileiro de Turismo), que visa a promoção do Festejos Juninos para diversificar as ofertas de produtos durante a Copa do Mundo de 2014.

“A Embratur está com ações alinhadas para transformar as festas juninas em um produto consolidado no exterior. Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o turista estrangeiro associe o Brasil também como esses festejos, assim como faz com o carnaval”, ressalta a diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach, que está na Colômbia acompanhando o evento.

O grupo Cafundó Brejo será a atração principal do Vivência Brasileira e encerrará as atividades do Goal to Brasil. De amanhã, dia 12 até domingo 15, a quadrilha fará performances no Shopping Center Retiro, no centro de Bogotá. No espaço montado no centro comercial, a Embratur vai disponibilizar material promocional sobre o Brasil, televisões de LED para divulgação das ferramentas digitais do Instituto e postos de trabalho do Comitê Descubra Brasil, e da Match Connections (agência oficial da Fifa) para prestar informações sobre a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Mercado colombiano

A Colômbia é o 13º principal emissor de turistas para o Brasil. Em 2012, o País redebeu 100.324 turistas colombianos. Isso representou um crescimento de 9,8% em relação a 2011. Atualmente, existem voos diretos de Bogotá para Rio de Janeiro e São Paulo, totalizando 32 frequências semanais.

Festejos Juninos

Recentemente, a Embratur anunciou o lançamento de um edital de chamamento público no valor de R$ 3 milhões para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das festas juninas. O edital deve ficar pronto até setembro. O objetivo é transformar as festas juninas em um ícone da cultura brasileira no exterior.

Para concretizar a ideia, o Instituto já está desenvolvendo ações juntamente com os estados das regiões Norte e Nordeste, onde as festas têm forte tradição e apelo turístico. Além disso, o Instituto também está organizando uma série de ações de marketing, comunicação digital e participação em feiras internacionais para promoção dos festejos.

CO

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