Goiás ganhará trem turístico que ligará 14 cidades

0
Estação de Silvânia fará parte do roteiro. (Foto: Prefeitura de Silvânia/Divulgação MTur)

Os trens voltarão a percorrer o Estado de Goiás. Ao todo, 14 municípios do Sudeste de Goiás despertaram o interesse pela implantação de um trem turístico. O objetivo, aliás, é que vai criar rotas de valorização da cultura regional.

Além disso, oito dessas cidades já estão unidas em um Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo. Essas cidades já começam a planejar a oferta do serviço na estrada de ferro. Assim, o serviço se estenderá de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, até Catalão, já na divisa de Goiás com Minas Gerais.

Ademais, a concessionária que administra a ferrovia com trens de carga já disponibilizou uma locomotiva para fins turísticos. A estrutura de vagões está em fase de aquisição para formar a composição.

“Os trechos que serão atendidos pelo trem de Turismo e a periodicidade das viagens serão definidos pelo estudo de viabilidade técnica e econômica que estamos elaborando”, conta o secretário de Cultura e Turismo de Silvânia, Valdir Rosa. Os trechos variam, em média, de 30 a 50 km.

Pelo Brasil

Atualmente, o Turismo ferroviário conta com 28 roteiros de trens de passageiros em todo o País. Entre eles, incluindo os que oferecem viagens regulares e passeios turísticos. As composições variam desde antigas Marias Fumaças, ligando pequenos trechos entre cidades históricas, aos trens mais modernos, de longo curso. Os destaques vão para os que ligam Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES), com 664 km de distância. Há, ainda, Carajás (PA) a São Luís (MA), que transporta cerca de 300 mil passageiros por ano em 892 km de trilhos.

Leia mais sobre Destinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here