Gol acelera renovação da frota com venda e arrendamento de 11 B737

Negociação das aeronaves reduzirá a dívida líquida da companhia em R$ 500 milhões
(Foto: divulgação/Gol)

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes anuncia a celebração de contratos de venda e arrendamento (sale & leaseback) de 11 aeronaves Boeing 737 Next Generation (NG) com a Carlyle Aviation. Isso acelerará ainda mais a renovação da frota da Gol e a desalavancagem do balanço. “A venda reforça a flexibilidade do nosso plano de frota”, disse Celso Ferrer, vice-presidente de Operações da companhia.

No processo de transformação da frota para aproximadamente 50% de aeronaves Boeing Max até 2025, espera-se criar mais de R$ 4 bilhões em valor para todos os acionistas, composto por R$ 2 bilhões de valor patrimonial em aeronaves (ativos) e R$ 2 bilhões em crescimento da receita operacional, decorrente de maior produtividade da receita e menor consumo de combustível.

Desalavancagem do balanço

A venda reduzirá a dívida líquida da Gol em aproximadamente R$ 500 milhões, composta por uma redução de R$ 130 milhões na dívida de arrendamento financeiro e um aumento de R$ 370 milhões na liquidez de caixa. Posteriormente, a companhia planeja utilizar aproximadamente R$ 330 milhões desses recursos para resgatar o montante disponível de suas Senior Notes de 8,875%, com vencimento em 2022.

A receita de gerenciamento de ativos e a redução na despesa de juros contribuirão com mais de R$ 420 milhões no lucro da companhia em 2020, e melhorará os indicadores creditícios da Gol, reduzindo a relação dívida líquida/Ebitda em 0,2x e melhorando a relação Ebitda/despesa de juros líquidos em 0,5x. “A Gol acelerou seu plano de renovação e modernização de frota tendo em vista as condições favoráveis do mercado para transações de aeronaves Boeing 737 NGs”, disse Richard Lark, vice-presidente Financeiro da Gol.

Gerenciamento de capacidade

A renovação acelerada da frota não alterará a capacidade planejada da Gol, uma vez que essas aeronaves serão devolvidas simultaneamente ao recebimento de aeronaves 737 Max-8, conforme o pedido da companhia à Boeing.

A Gol afirma estar comprometida em dimensionar sua frota para impulsionar ainda mais a eficiência operacional. Até 2025, aproximadamente 50% da frota será composta por 737 MAXs. Nos próximos cinco anos, a transição para o Max deve aumentar a produtividade em mais de 20% e reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 15%.

“Acreditamos que o B737 é a melhor aeronave para o mercado brasileiro devido à sua capacidade de atingir mais de 13 horas de utilização de aeronaves em mercados de alta densidade. Isso suporta nosso modelo de gerenciamento de capacidade altamente flexível, além de fornecer alta liquidez e consistência de valor de mercado em nossa frota”, acrescentou Ferrer.

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