Gol, Sita e RIOgaleão lançam serviço automatizado de despacho de bagagens inédito na América Latina

0
Elbson Quadros (Sita), Ana Cristina Souza (Gol) e Simone Rezende Furtado de Mendonça (RIOgaleão)

Imagine despachar a bagagem em 40 segundos? Essa é a proposta do novo sistema de autoatendimento para despacho de bagagens, inédito na América Latina, que foi inaugurado hoje (24/8) no RIOgaleão. O equipamento é canadense e funciona alinhado aos totens de autoatendimento para check-in. A promessa é de aumentar a capacidade aeroportuária de 30% a 40% e reduzir o tempo de espera em filas pela metade.

Segundo Ana Cristina Souza, gerente operacional de aeroportos da Gol, o tempo médio de espera para o despacho de bagagens no sistema convencional é de 3 a 4 minutos. Com o novo sistema, batizado de ‘Bagagem Expressa’, a operação acontece em até 40 segundos. A novidade complementa a estratégia da aérea de proporcionar mais comodidade ao passageiro e, inicialmente, será oferecida apenas em voos domésticos. A executiva acrescenta que a capacidade de atendimento convencional no balcão é de cerca de 20 passageiros por hora. O novo modelo que combina check-in e despacho de bagagens automatizado pode atender até 60 viajantes por hora – um a cada minuto.

Quatro totens com o serviço foram instalados no aeroporto internacional da capital fluminense e outros quatro serão disponibilizados no GRU Airport (SP) até o fim do ano. “Estamos em fase de testes para planejar a expansão, tanto para outros aeroportos brasileiros, quanto para a operação internacional”, explicou Ana Cristina. Ela destacou ainda que o RIOgaleão foi escolhido para estrear a tecnologia “por ter uma malha considerável para a companhia”.

Apoio humano

Apesar de o sistema ser bastante prático e intuitivo, anfitriões da Gol irão auxiliar os passageiros a utilizá-lo. São cinco passos para despachar cada volume e todos são sinalizados em uma tela touch screen que fica em frente ao equipamento. O primeiro procedimento é colocar a bagagem na esteira para pesagem e conferência. Depois o passageiro precisa escanear o cartão de embarque e, em seguida, escanear a etiqueta de bagagem (ambos impressos no totem de check-in). Por fim, basta colar a etiqueta na alça da mala e retirar o comprovante de despacho (veja o passo a passo no fim desta reportagem).

Simone Rezende Furtado de Mendonça, gerente de operações de terminais do RIOgaleão, comemorou o fato de o aeroporto ter sido o pioneiro na oferta dessa tecnologia. Neste mês, a concessionária completa quatro anos à frente da operação do aeroporto internacional. “Esse era o passo que faltava para melhorar a experiência do passageiro e diminuir seu tempo de espera, dando mais autonomia aos viajantes”, disse.

Pelo mundo

Elbson Quadros, vice-presidente da Sita para América Latina, empresa que desenvolveu a tecnologia Scan&Fly, destacou a facilidade de operação do sistema. Além de estar alinhado com o check-in – dispondo da informação de quantidade de bagagem a ser despachada por passageiro, por exemplo – o equipamento também está integrado à balança que pesa cada volume e sinaliza, caso haja excesso de peso ou incongruência nas dimensões.

Inédita na América Latina, a tecnologia já está presente em outros 38 grandes aeroportos do mundo há cerca de dois anos. Quadros destaca Genebra (Suíça), Stuttgart (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Amsterdã (Holanda), Hong Kong (China), Sidney e Brisbane (Austrália) como os aeroportos onde o sistema está mais consolidado. “Buscamos inovação focando na melhora da jornada do passageiro”, resumiu.

Segundo o executivo da Sita, o próximo passo da companhia, no sentido de otimizar a experiência do passageiro, é a biometria. “Isso irá diminuir o número de verificações e, consequentemente, o tempo de espera do viajante”, disse. A Sita está fazendo testes com a tecnologia no aeroporto australiano de Brisbane e no embarque em Orlando (EUA). “Ela está começando a ganhar corpo”, disse. Ainda não há previsão para testes no Brasil.

Leia mais notícias sobre Aviação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here