Por: Antonio Euryco
Em novembro, o setor turístico deverá receber mais desonerações. No setor da hotelaria, prazo maior de depreciação dos bens e na área de parques temáticos, a esperada isenção para importação de equipamentos sem similar nacional.
Com as reduções anteriores – especialmente da folha de pagamentos – os hotéis já começaram a trabalhar com descontos de até 18% nas diárias, informa a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). A partir do ano que vem, quando entra em vigor a redução nas tarifas de energia, os preços deverão ter nova queda, de cerca de 5%.
Para o presidente da Abih, Fermi Torquato, os benefícios concedidos pelo governo já estão resultarando em diminuição nos preços das diárias. “O desconto está girando entre 10% e 18% desde 1º de agosto. Com a redução da energia, haverá mais 4% ou 5% de desconto [a partir de 2013”.
O ministro Gastão Vieira considera a entrada do turismo no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços (Sisconserv) “o mais importante” benefício para o setor. “Ou seja, todas as operações de vinda de estrangeiros para o Brasil e de ida de brasileiros para o exterior serão apropriadas em um sistema que tornará o turismo um produto de comércio exterior, com todas as vantagens que damos para as exportações brasileiras.”
AE