
Conhecido como a “Praia de Foz do Iguaçu”, o gramadão de Itaipu será transformado em um parque de lazer da cidade paranaense. Bastante frequentado, o local deverá se tornar um espaço para a população e um ponto a mais de visitação para os turistas.
Com 31 mil metros quadrados de área, o local vai passar pela maior revitalização de sua história desde o final dos anos 1990, quando sediou o primeiro Natal de Foz. Em 2000, foi construída uma nova infraestrutura com Concha Acústica e sanitários.
A estimativa é que a reforma comece no segundo semestre do ano que vem e termine em 2021, com investimento estimado de R$ 2,6 milhões. A revitalização será desenvolvida pela Divisão de Planejamento de Infraestrutura, da Diretoria de Coordenação de Itaipu.
“Foz do Iguaçu tem uma vocação natural para o turismo e estamos trabalhando, em consonância com a missão da usina, para potencializá-la, assim como garantir mais qualidade de vida para a nossa gente”, diz Joaquim Silva e Luna, diretor geral brasileiro de Itaipu.
De mobiliário urbano até o ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas, passando pela iluminação, arborização, sinalização, instalação de arquibancadas de concreto, criação de rampas e adaptação da Concha Acústica para diferentes tipos de espetáculos, o Gramadão terá uma cara totalmente nova. O parquinho para as crianças também receberá melhorias.
Henrique Gazzola de Lima, arquiteto da Divisão de Planejamento e Infraestrutura, afirma que a proposta de intervenção respeita as características positivas do local, como o espaço amplo, a topografia e a diversidade de usos. “Mas também traz melhorias importantes, como o maior sombreamento e mais lugares para sentar e curtir o espaço público”, explica.
Janine Alicia Groenwold, gerente da mesma área, explica que a intervenção não causará nenhum tipo de transtorno para a população e comerciantes locais porque as obras serão feitas em etapas, gradativamente.