GRU Airport é eleito o quarto mais pontual do mundo

O levantamento considera 15 minutos de tolerância de atraso para cada voo

0
Turismo
Foto: reprodução.

Nesta quarta-feira (8), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos foi eleito o quarto mais pontual do mundo. O título foi atribuído pela pesquisa The Punctuality League, elaborada pela consultoria internacional OAG, que avaliou 57,7 milhões de voos de aeroportos.

O estudo divide os aeroportos em cinco categorias, sendo elas: pequena, de 2,5 a cinco milhões passageiros; médio, de cinco a dez milhões; grande, de dez a 20 milhões; muito grande, de 20 a 30 milhões; e mega, para estruturas que recebem acima de 30 milhões passageiros.

As obras de modernização e o investimento em infraestrutura contribuíram para a melhoria no funcionamento do aeroporto. “Vale lembrar a inauguração do Agile GRU, procedimento implantado em dezembro de 2018 para operacionalizar pousos e decolagens simultaneamente”, ressalta Miguel Dau, Diretor de Operações da GRU Airport.

Em primeiro lugar no ranking está o Istanbul Sabina Gokcen, da Turquia, com 83,42% de pontualidade. Em seguida, os aeroportos de Mineápolis, e Detroit, na segunda e terceira posição, consecutivamente. O último pertence ao aeroporto Zurich, por garantir pontualidade a 71,87% de seus voos.

A Operação Segregada sob Condições Meteorológicas Visuais (VMC), estabelecida para a melhorar o gerenciamento do tráfego aéreo e otimizar o trabalho dos controladores e tripulações, contou com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, por meio do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), além da torre de controle e empresas de handling.

“A sinergia que conseguimos foi ao encontro do protocolo mundial A-CDM [Airport Collaborative Decision-Making] sugerido ao setor e o resultado comprova a assertividade da GRU Airport ao ter adotado este estilo de gestão colaborativa”, afirma Dau.

Em 2018, o GRU Airport ficou em 10º lugar em pontualidade na categoria “Muito Grande” no The Punctuality League. O ranking publicado no início de 2019 destacou o aeroporto russo Moscow Sheremetyevo em primeiro lugar, de Doha, em segundo, Minneapolis e Detroit, respectivamente na terceira e quarta colocação.


Leia mais:
Bestbuy Hotel cria joint venture com grupo britânico
GRU Airport garante danos reparados após forte chuva na última quinta (2)
GRU Airport estima 140 mil passageiros por dia durante a alta temporada


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here