Grupo Air France-KLM faz empréstimo bilionário para superar crise

Aprovação do montante está sujeito à aprovação da Comissão Europeia e acarretará na criação de um plano para os próximos meses incluindo o setor econômico e ambiental

Air France

Na última semana o Grupo Air France-KLM anunciou um empréstimo de sete bilhões de euros com o governo francês, holandês e o sindicato dos bancos. Para que o mesmo acontecesse, acordos foram estabelecidos. Confira:

  • Quatro bilhões de euros estatais da França serão concedidos por um sindicato de seis bancos à Air France-KLM e Air France. O empréstimo com cobertura de 90% pelo governo tem vencimento em 12 meses, com duas opções de extensão consecutivas de um ano exercíveis pela Air France-KLM;

  • Um empréstimo direto de acionista do Estado francês no valor de € 3 bilhões à Air France-KLM com vencimento de quatro anos e duas opções consecutivas de extensão de um ano exercíveis pela Air France-KLM;

“Em nome do Conselho de Administração da Air France-KLM, gostaria de agradecer ao Estado francês e aos nossos parceiros bancários por esta ajuda, que permitirá ao Grupo Air France-KLM superar essa crise sem precedentes”, pontua Anne-Marie Couderc, presidente do Conselho de Administração da Air France-KLM.

A proposta permanece sujeita à aprovação da Comissão Europeia. Valores e condições de apoio do estado holandês permanecem em discussão. “É também o reconhecimento do papel estratégico que nosso Grupo desempenha a serviço da França, da Holanda e de nossos concidadãos. A gerência e todos os funcionários do Grupo Air France-KLM emprenharão todos os esforços para provar que somos dignos da confiança depositada em nós”, afirma.

O compromisso inclui um plano de transformação para os próximos meses com medidas que abranjam segmento econômico e ambiental. Após a finalização do plano, o Conselho de Administração da Air France-KLM considerará o aumento de seu capital social sujeito às condições de mercado.

 “Esta ajuda, juntamente com o plano de ação do Grupo, nos permitirá passar por essa crise e prever o futuro da Air France-KLM com ambição e determinação. Somos um Grupo forte e estamos unidos diante dessa crise. Gostaria de saudar mais uma vez o compromisso excepcional de nossos funcionários por sua dedicação ao repatriamento de nossos cidadãos, ao transporte de equipamentos médicos e à manutenção dos vínculos essenciais com alguns destinos”, completa.


Deixe uma resposta