O Grupo Latam atingiu um novo marco de 100 aeronaves Airbus A320 e A321 com cabines completamente reformuladas no centro de manutenção Latam MRO, em São Carlos (SP). No caso da Latam Brasil, foram reformulados os interiores de 50 aeronaves, e a previsão é de concluir mais 86 aviões até 2023, sendo 44 da filial nacional e 42 de outras afiliadas.

O projeto Maintenance, Repair and Overhaul, ou Manutenção, Reparo e Inspeção Geral (MRO) do grupo foi retomado apenas em julho de 2021, consistindo na desmontagem da cabine da aeronave para troca de peças como poltronas, lavatórios e da galley (cozinha do avião), além de reforços estruturais para a nova configuração interna.

Além disso, afirma a companhia, foram instalados novos pontos de alimentação de energia elétrica em cada poltrona das aeronaves, além de câmeras de monitoramento da cabine durante pousos e decolagens para garantir máxima segurança nas viagens.

Em função da troca das poltronas, as aeronaves Airbus A320 passam a comportar 180 assentos (42 de Premium Economy e 156 Economy), enquanto os A321 contarão com 224 assentos (30 Premium e 194 Economy).

O investimento da empresa para atender à crescente demanda do setor chega ao montante de US$ 400 milhões, com metade desse valor destinado exclusivamente ao Brasil, gerando 3 mil horas de trabalho para 140 mecânicos.