A Michelin revelou a seleção 2022 do Guia Michelin Dubai, a primeira edição nos Emirados Árabes Unidos, que celebra a diversificada cena gastronômica do emirado. Um total de 69 restaurantes, que abrange 21 tipos de cozinha, foram selecionados e recomendados pelos inspetores anônimos. Em sua edição inaugural, o Guia reconheceu dois restaurantes duas estrelas, nove restaurantes uma estrela e 14 restaurantes na categoria Bib Gourmand.

O Guia fornece uma nova perspectiva e novos insights sobre a diversidade, criatividade e natureza multicultural da oferta culinária de Dubai, que consiste na tradicional cozinha emirati e nas mais de 200 outras nacionalidades que vivem na cidade. Destino recebeu 7,28 milhões de visitantes internacionais em 2021, estabelecendo um marco importante na recuperação do turismo global, colocando a cidade no caminho certo para se tornar o destino mais visitado do mundo. Com o turismo gastronômico em ascensão, o lançamento do Guia posiciona a cidade como o destino para amantes da gastronomia que buscam experiências culinárias autênticas.

Representando a excelência, talento e criatividade da cena gastronômica de Dubai, nove restaurantes de diferentes cozinhas – de portuguesa a indiana, japonesa e chinesa – receberam uma estrela Michelin. Um deles foi o 11 Woodfire do chef-proprietário Akmal Anuar, de origem malaia, que oferece uma variedade global de vegetais, frutos do mar e carnes grelhadas em carvalho, nogueira ou feno. Outro restaurante premiado com uma estrela foi o Al Muntaha, liderado por Saverio Sbaragli, que oferece uma cozinha francesa sofisticada e refinada com influências mediterrâneas e está localizado no topo do icônico Burj al Arab.

O primeiro posto internacional do chef português de renome mundial José Avillez também foi premiado com uma estrela. O Tasca by José Avillez, no Mandarin Oriental Hotel, está situado em torno de uma cozinha aberta, onde a talentosa equipe de cozinha combina produtos frescos e de grande qualidade com pratos portugueses inovadores.

O Il Ristorante – Niko Romito recebeu duas estrelas por sua culinária italiana moderna, ingredientes de alta qualidade trazidos da Itália, com destaques para os pratos com peixes e massas. O STAY by Yannick Alléno também recebeu duas estrelas Michelin e impressiona com sua abordagem ‘’menos é mais’’, que resulta em pratos sofisticados.

14 restaurantes entram para a categoria Bib Gourmand

A edição de 2022 do Guia Michelin Dubai também destaca 14 restaurantes Bib Gourmand, que oferecem uma experiência gourmet com boa relação custo-benefício por um preço médio de AED 250 (média de R$ 350,00) para uma refeição de 3 pratos. Entre eles, o Fi’Lia, comandado pela chef Sara Aqel, de 25 anos, e dirigido por uma equipe de cozinha quase exclusivamente feminina, celebra o conhecimento culinário transmitido por gerações de mulheres com um menu de pizzas artesanais a toques contemporâneos em pratos tradicionais italianos.

Já o Indya by Vineet é o local onde a comida de rua se encontra com partilha de pratos, com pratos coloridos da terra e do mar. Administrado por três irmãos sírios, o Orfali Bros está situado em uma impressionante cozinha aberta de dois andares, onde são servidos pequenos pratos mediterrâneos com influências globais, como o imam bayildi ao lado de hambúrgueres, caviar e carne wagyu.

Um restaurante premiado com uma estrela verde pela gastronomia sustentável

Um restaurante de Dubai foi reconhecido por seus esforços e compromisso com a sustentabilidade: o Lowe é o primeiro e único restaurante em Dubai a receber uma estrela verde Michelin. Como parte de seus esforços para zero desperdício de alimentos, os jantares “Waste NOT” (sem desperdícios) do restaurante oferecem oito a dez pratos de possíveis resíduos, economizados nos meses anteriores.


Leia também: Guia Michelin Flórida revela os restaurantes premiados