História do Tropeirismo será contada durante a 9ª Feiratur

Por: Carolina Maia

Montados em mulas e cavalos, homens conduziam suas tropas a fim de levarem mercadorias para diversos povoados. Os condutores eram chamados de tropeiros. O costume aconteceu por muitas décadas no Brasil desde o século 17 e suas influências e tradições chegam aos dias atuais.

O tema Tropeirismo será abordado em palestras da 9ª Feiratur – Turismo Rural – Casa & Campo no Seminário Nacional do Turismo Rural. O evento, que ocorre nos próximos dias 20 a 23 no Parque da Água Branca em São Paulo, contará com a participação do historiador Carlos Solera, presidente Honorário da Associação Brasileira de Turismo Rural – (Abraturr) para ministrar dois painéis sobre o assunto.

Todas as palestras sobre o Tropeirismo acontecerão no dia 21. A primeira delas será às 9h30 com o tema Portugal e Espanha no Caminho das Tropas. Histórico e Legado da Cultura do Tropeirismo apresentado por Carlos Solera. O historiador, às 11 horas, também apresentará o painel Raízes Brasileiras do Tropeirismo – Projeto Tropeiro Brasil junto com convidados.

No período da tarde, às 14 horas, será a vez do produtor cultural Antonio Carlos Pedro Ferreira apresentar a palestra Economia Criativa no Tropeirismo. O tema das 15h30 será Prosa Tropeira – Casos e Causos de Sucesso, apresentado pelo sociólogo Ocílio José Azevedo Ferraz.

O Seminário Nacional do Turismo Rural terá, ainda, palestras voltadas para o setor turístico e hoteleiro. As inscrições são gratuitas. Os visitantes da Feiratur poderão conhecer também as mais diferentes faces do turismo rural no Brasil com a exposição de Estados e cidades no Salão dos Destinos Rurais. Destaque ainda para os setores Salão Kids e Expocavalos.

A Feiratur é realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo Regional (IBTR).

CM

Deixe uma resposta