Iata aprova resolução sobre slots e alerta ao governo sobre falta de capacidade

A associação internacional acredita que, por mais que hoje a capacidade atenda à demanda, o aumento de aeroportos não acompanha o acréscimo de movimentação de aviões

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), durante a 75ª Assembleia Geral Anual, aprovou uma resolução sobre política de slots, reafirmando a importância de um sistema de slots global e harmonizado nos aeroportos e pedindo que os governos resolvam urgentemente o problema de falta de capacidade.

Há mais de 40 anos, as Diretrizes Mundiais para Slots (WSG) gerenciam a capacidade de aeroportos saturados fornecendo benefícios aos consumidores, como horários convenientes, promoção da conectividade global e maximização da movimentação de aeronaves.


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Hoje, mais de 200 aeroportos espalhados pelo mundo são coordenados – Nível 3 –, o que significa que eles têm a capacidade para atender à demanda atual. Este número deve aumentar consideravelmente nas próximas décadas, porque a construção de aeroportos não está acompanhando o aumento da demanda de movimentação de aeronaves.

É essencial que os órgãos reguladores da região, como o Brasil, continuem a aderir ao WSG como padrão global de políticas, princípios e procedimentos de alocação de slots e gerenciamento de capacidade disponíveis em aeroportos saturados para garantir uniformidade, consistência, certeza, continuidade e flexibilidade, fornecendo horários e conectividades de forma harmônica.

Desta forma, reforça a meta de realizar alocação de slots de maneira justa, transparente, independente e não discriminatória. Além disso, fornece uma estrutura padronizada para que as companhias aéreas operem conforme seus horários publicados e planejem seus planos de crescimento futuros.

Com isso, a resolução também elaborou a Declaração de Objetivos do WSG, que incluem:

  • Facilitar a escolha do consumidor e melhorar a conectividade global,
  • Fornecer horários convenientes que atendam à demanda do consumidor,
  • Alocar slots de forma transparente e sem discriminação por um coordenador independente de slots
  • Aproveitar todo o potencial da capacidade da infraestrutura do aeroporto, avaliando regularmente a capacidade

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