A Iberostar anunciou, nesta semana, a conversão de duas unidades para o modelo elétrico. O objetivvo da rede hoteleira espanhola é reduzir o consumo de energia dos seus hotéis em 8% neste ano. Até 2030, a meta é chegar a 35%.

Os empreendimentos “transformados” da Iberostar estão localizados em Palma, na Espanha, e Kotor, em Montenegro. Ambas propriedades integram o planejamento da companhia entender os gastos energéticos nas mais de 100 unidades que opera em 16 países.

Na prática, os empreendimentos em questão trabalham a eletrificação em setores como produção de água quente, aquecimento e cozinhas. As alterações vão desde a eliminação dos fogões, fornos e placas que funcionam a gás, até retirar as caldeiras que fornecem aquecimento de água às diferentes partes do hotel.

Somente com a eletrificação de seu hotel em Montenegro, 35 mil litros de propano deixarão de ser usados ​​por ano.

“Com a eletrificação destes dois primeiros hotéis, damos um primeiro passo para a descarbonização da nossa empresa, que será alcançada quando adquirirmos 100% da eletricidade com garantia de origem renovável”, diz Fernando García, diretor de Recursos do Grupo Iberostar.

Em outras frentes, a Iberostar também atua com ações de descarbonização, além de promover a mudança de hábitos e comportamentos dos hóspedes.