Durante a premiação de sustentabilidade da WTM Latam 2022, o grupo Iberostar foi condecorado como primeiro lugar na categoria “Decarbonising Travel & Tourism” e a medalha de prata na categoria “Reducing Plastic Waste in the Environment”. Os prêmios foram recebidos por Gabriel Martorell e Julieta Ruiz, diretor e coordenadora de Sustentabilidade das Américas do Grupo Iberostar.

“É uma grande alegria para o Grupo Iberostar ter seu projeto, Wave of Change, reconhecido dessa maneira. Temos a sustentabilidade como motor dos negócios e estamos transformando a maneira como as viagens são percebidas”, afirma Martorell.

A empresa se mantém focada nos seus três principais pilares de sustentabilidade: operar sob os parâmetros da economia circular, zerando emissões de carbono das operações até 2030; estar livre da geração de resíduos plásticos até 2025, com a substituição de todos os tipos de plásticos de uso único em suas mais de 100 unidades; por fim, ampliar o consumo responsável de peixes e frutos do mar, investindo na saúde costeira em todos os ecossistemas ao redor de seus hotéis.

Grupo Iberostar WTM Latam 2022
Gabriel Martorell e Julieta Ruiz, do Iberostar, com Gustavo Pinto, coordenador do Prêmio de Turismo Sustentável da WTM Latam 2022. (Foto – Divulgação)

Segundo Martorell, o principal foco da presença da Iberostar na WTM é promover o programa para agentes e operadores, atualmente se voltado à redução da emissão de gases por parte da sua cadeia de fornecedores, além da eleição de projetos de proteção e sustentabilidade ambiental.

Para atingir essas finalidades, o grupo investiu na criação de departamentos especiais dentro de todas as unidades da rede voltadas à gestão sustentável e redução de resíduos produzidos: “A mudança não pode ser futura. Se não for agora, não teremos mais hotéis e nem destinos para viver”, conclui.