Ilhabela recebe consultoria para criação do Observatório do Turismo

A iniciativa é parte da estratégia da Secretaria de Turismo de Ilhabela para a construção de uma base de informações estatísticas

ilhabela

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Ilhabela foi contemplada com a consultoria do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Secretaria de Turismo do Estado. A iniciativa da Secretaria de Turismo visa criar um “Observatório de Turismo” no destino.

“É muito importante essa parceria com a Secretaria de Turismo do Estado. Abre um grande leque para Ilhabela, que passa contar com indicadores que norteiam as nossas ações para um turismo de qualidade, sustentável e que fomente o comércio, gerando emprego e renda o ano todo”, declara Luciane Leite, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

Com a consultoria, o município terá ferramentas para coletar dados, criando um painel de consulta informativo e definindo os principais indicadores a serem seguidos e que vão subsidiar as políticas públicas para o setor.

 “A indústria da nossa cidade é o turismo, portanto, uma prioridade do nosso governo, que deve ser tratada com planejamento e ações que possibilitem estruturarmos de forma efetiva e sustentável tudo o que temos a oferecer para os nossos visitantes nas praias, trilhas, cachoeiras, mergulho, aventura e observação de pássaros”, afirma Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela.

Segundo o plano de trabalho, em maio serão definidas as equipes e o início da implantação do Observatório do Turismo. Em junho, haverá a escolha dos indicadores de acompanhamento e a formação de equipes de pesquisa. Por fim, em julho, haverá a apresentação dos primeiros resultados.

Este ano, por exemplo, o CIET começou a treinar equipes locais para a coleta e tratamento de dados –já foram atendidos mais de 40 municípios – e assinou um termo de cooperação com a Fundação da Seade, passo importante para o estabelecimento de uma visão geral sobre o turismo em todo o Estado.

Deixe uma resposta