Imagem peregrina é recebida com emoção no Pará

Por: Rafael Lima

A  imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recebida pela diretoria e servidores da Companhia Paraense de Turismo ( Paratur) por volta de 12h desta segunda-feira, dia 30,  com cortejo e cânticos entoados pelo coral da  ABCMI ( Associação Brasileira  dos Clubes da Melhor Idade). Na ocasião o Padre Edivaldo Amaral, da Arquidiocese de Belém, celebrou uma missa.

 

A imagem foi acolhida pelo Presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que enfatizou a importância da visita da Santa ao órgão. “Acredito que este é um momento marcante para mim assim como para todos os funcionários, pois representa tudo aquilo que nós sempre desejamos, que é amor fraterno e paz.”, disse.

 

Márcio Vinagre, membro da diretoria da Festa do  Círio, esteve presente na celebração  e falou sobre a importância  da parceria da Diretoria de Nazaré  com a Paratur.  “A Paratur conseguiu perceber que o turismo religioso aqui em Belém tem que ser tratado da forma como está sendo tratado pela Paratur, com divulgação e promoção enquanto expressão da cultura do Pará, enquanto manifestação religiosa.  A diretoria do Círio tem a Paratur como grande aliada porque junto com o turismo religioso vai a evangelização de Nossa Senhora que é a missão que nós temos na diretoria do Círio”, ressaltou.

 

A  visita da Imagem Peregrina marca também a relação histórica da criação de uma das mais importantes romarias realizadas no mês de outubro – a Romaria Fluvial, que foi idealizada pelo  ex-presidente a Paratur, jornalista Carlos Rocque,  em 1989. A  Paratur é o órgão responsável pelo tradicional Concurso de Ornamentações de Embarcações da Romaria Fluvial, que ocorre anualmente no mês de outubro, no sábado que antecede ao Círio e que premia seis embarcações participantes da “Procissão das Águas”.

 

Além da fé e da devoção mariana, a Paratur abraça a missão de fortalecer o turismo religioso no Estado, onde o Círio de Nazaré – contemplado como produto turístico, dentro do segmento cultura , é um dos produtos turísticos divulgados dentro e fora do país, cujo objetivo é transformar o Estado do Pará em um dos principais  destinos turístico até 2020. As ações de promoção e divulgação do Estado visa movimentar a economia , gerando emprego e renda, contribuindo, assim, com a  criação de novos postos de trabalho.

 

Divulgação do turismo religioso

 

Em 2011,  a imagem peregrina foi conduzida ao Rio Grande do Sul e apresentada publicamente nas cidades de Canela e de Gramado como símbolo da devoção mariana. A ação foi realizada durante o Festival de Turismo de Gramado. Em 2012 foi a vez das cidades de Lisboa e Nazaré, em Portugal, onde  receberam a Imagem Peregrina, durante a Feira de Turismo de Lisboa. E em setembro deste ano, a Imagem Peregrina foi levada pela Paratur juntamente com a  Diretoria do Círio de Nazaré a cidade do Rio de Janeiro, durante da Expocatólica 2013 e Jornada Mundial da Juventude.

 

RL

 

 

Deixe uma resposta