Jamaica: Joia do Caribe

O destino é uma ilha de veraneio para norte-americanos e canadenses, os dois principais mercados emissores

1
Montego Bay, um dos principais destino na Jamaica
Montego Bay, um dos principais destino na Jamaica
Por Velma Gregório
(Matéria originalmente publicada na edição nº 822 do Brasilturis Jornal)

É só falar em Jamaica que as palavras reggae e rastafári vêm à cabeça. Sim, ambas as culturas são muito fortes e presentes nessa ilha do Caribe, mas há muito mais a ser visto, experimentado e, principalmente, vendido como produto turístico.

A Jamaica foi colonizada por britânicos no século 17 e só se tornou independente no século 20, em 1962. É por isso que sua moeda, o dólar jamaicano, é tão jovem. Essa condição fez com que o país incorporasse não só a língua inglesa, que é a oficial, como também hábitos e costumes britânicos ao seu cotidiano – como, por exemplo, a mão inglesa no trânsito. Os temas culturais associados às belezas naturais fazem essa viagem ser muito mais interessante do se pode imaginar.

O destino é uma ilha de veraneio para norte-americanos e canadenses, os dois principais mercados emissores. Isso se dá pelo clima tropical, pela facilidade da língua e pela proximidade. De Miami (EUA), o voo é de aproximadamente 45 minutos. Apesar de Kingston ser a capital econômica e a cidade mais populosa da Jamaica, Montego Bay é a capital do turismo. É famosa pelos resorts all inclusive onde a diversão rola solta.

MoBay

Vista aérea de Montego BayEm janeiro, uma nova proposta estreou na ilha – o S Hotel que tem uma pegada mais de negócios, apesar de ter vista para a praia de Doctor’s Cave e opção de serviço all inclusive. Cosmopolita, o novo empreendimento tem inspiração jamaicana e, por isso, se autodenominou um hotel multiexperiencial. Ao lado fica o restaurante Tracks & Records inspirado no atleta mais famoso do país, Usain Bolt. Lá estão expostos memorabília e decoração que faz referência aos seus feitos olímpicos.

Chamada pelos locais de MoBay, Montego Bay e as cidades vizinhas Negril e Ocho Rios abrigam os mais badalados resorts all inclusive da Jamaica. Eles sabem fazer festa, boas comidas e bebidas e são excelentes anfitriões. Os próprios jamaicanos celebram a fama de ser um lugar para se divertir. “Jamaica. One Love. One people. No problem (Jamaica. Um amor. Um povo. Sem problema)” é como um slogan local.

Os resorts estão preparados para que os turistas passem a temporada completa dentro deles, aproveitando mar, sol, comida e muita, muita bebida. Até a chuva de lá não é problema – eles chamam de sol líquido, já que mesmo o chovendo as temperaturas se mantêm altas.

Tour de rum

Hampden Estate, um tour na produção de rum jamaicanoDá vontade de se entregar aos encantos da vida boa, mas há programas que não se pode perder. Como o tour de rum, bebida tradicional na Jamaica e que, assim como a cachaça, é feita de cana de açúcar. A cerca de 30 minutos de Montego Bay está a propriedade de Hampden, uma das mais antigas fazendas de açúcar da Jamaica e onde é feito Hampden Estate Rum Tour, reconhecido como um dos melhores do mundo e utilizado como base para a indústria mundial de aromas.

Durante a Primeira Guerra Mundial, foram os proprietários que construíram o Cais de Hampden, em Falmouth, para o embarque de açúcar e rum. Hoje o local é um importante porto de entrada de navios de cruzeiro, inclusive os maiores do mundo.

O tour inclui visita guiada à produção, com degustação do Rum Punch – uma mistura de rum com suco de frutas e especiarias como boas-vindas – e, no final, os participantes também provam Rum Fire e Hampden Gold, dois tipos produzidos no local.

Gastronomia

Ackee SaltFish
Ackee SaltFish

A Jamaica já fez parte da Federação das Índias Ocidentais e é certo que as especiarias daqui são um destaque. A comida é bem apimentada. Os clássicos são Jerk Chicken e Jerk Pork, frango e porco temperado com molho especial e assado na grelha montada em grandes latões. É a primeira opção em praticamente todos os cardápios e são ótimos para acompanhar a Red Stripes, ótima cerveja local que pode ser encontrada em vários lugares.

Outro sabor que está presente o tempo todo é o “festival”, um bolinho frito de farinha que está em todas as refeições. É como se fosse um bolinho de chuva, só que salgado. Arroz e feijão também são típicos, mas apresentados de uma forma diferente. Na Jamaica, Rice & Peas são preparados e servidos juntos.

Apesar das iguarias serem onipresentes, o prato típico da Jamaica é o Ackee & SaltFish, cozido de bacalhau com Ackee, uma fruta local. É um pouco estranho ao paladar brasileiro e tem um quê de assustador. Dizem que se a fruta não for preparada adequadamente pode ser tóxica.

Com classe

Área externa do Excellence Oyster Bay
Área externa do Excellence Oyster Bay

Recomendar um hotel all inclusive no Caribe é uma tarefa árdua. Todos anunciam praia, sol, calor, comida e bebida à vontade, mas como saber os diferenciais entre um e outro para recomendar? O novo Excellence Oyster Bay, inaugurado em junho de 2018, em Montego Bay, realmente está alinhado com as fotos e ofertas que disponibiliza em seu website.

É um resort de luxo, só para adultos, que combina a boa reputação da marca Excellence Resorts com o espírito da Jamaica. A primeira propriedade do grupo fora do México e da República Dominicana tem estilo vitoriano e foi construído em uma península privativa, rodeada pelo mar do Caribe e pela Lagoa Luminosa, o que dá a impressão de estar em uma ilha. A lagoa fosforescente é reconhecida por seu brilho natural e luzes bioluminescentes.
O resort tem 315 suítes e quase a metade possui piscinas privativas ou jacuzzis – mais de 50% tem vista para o mar. Localizado a 35 minutos do Aeroporto Internacional de Montego Bay, o hotel tem características de cinco estrelas em todas as suítes, entretenimento noturno, atividades diárias, oito restaurantes de classe mundial, nove bares, academia, duas piscinas à beira-mar, lounge com piscina na cobertura, SPA, além do serviço exclusivo Excellence Club que oferece a opção de casas de praia, localizadas a poucos passos do mar.

As suítes têm cama king size ou duas camas de casal, sofá em L, varanda ou terraço privativos e jacuzzi para duas pessoas. As suítes do andar térreo e da cobertura possuem piscina exterior adicional. Os lavatórios são duplos, equipados com secador de cabelo, balança, espelho de maquiagem e amenities especiais em embalagens de 130 ml, o que diminui o consumo de plásticos nas embalagens de uso único.

Millé Spa oferece tratamentos para relaxar e nutrir corpo e alma
Millé Spa oferece tratamentos para relaxar e nutrir corpo e alma

Há roupão e chinelos para usar durante a estada, duas TVs de tela plana, ar-condicionado com controle de temperatura no quarto, internet cortesia e chamadas gratuitas para os Estados Unidos e Canadá. O cofre eletrônico tem o tamanho ideal para notebooks. Incluído no serviço, o minibar é abastecido com cerveja, sucos, refrigerantes, água e petiscos.

O Excellence Club se diferencia nas questões de privacidade, exclusividade e serviço. Check-in e check-out são privados e podem ser antecipado e estendido; há um lounge privativo que funciona das 7h às 23h com serviço de concierge, bufê e bar. O café da manhã é servido em restaurante privativo, assim como o jantar.

Além disso, o hóspede Excellence Club recebe bolsa de praia para uso durante a estada, serviço de engraxate, fruta diária e petit fours no quarto, flores e vinho espumante na chegada. As suítes da categoria Imperial incluem até o translado para o aeroporto do Aeroporto Internacional de Montego Bay.

Bares e restaurantes

O Excellence Oyster Bay oferece oito opções de restaurantes internacionais incluídos no serviço. O The Kitchen’s Table é um bufê onde são servidos café da manhã e almoço. O Spice é um restaurante asiático com estações de Teppanyaku que serve jantares à la carte. A cozinha francesa do Chez Isabelle surpreende com os sabores que traz para um cardápio de fácil assimilação por turistas internacionais.

Já o Flavour Market é um restaurante de comidinhas rápidas especializado em receitas gourmet e com variedade de vinhos para o jantar. O The Grill serve carnes no jantar e The Lobster House oferece café da manhã à la carte, especialidades de lanches e grelhados no almoço e frutos do mar no jantar. A temporada de lagostas ocorre apenas de abril a junho.

Durante o dia todo, o Sports bar serve comidinhas rápidas. As asinhas de frango (Jerk Wings), assadas e muito apimentadas, são o carro-chefe. É lá que rolam as baladinhas animadas por DJ na madrugada. Na piscina principal também há o Sky Bar que serve almoço para quem não quer sair das áreas molhadas.

Por último, o Orégano, uma trattoria com almoço casual à la carte e especialidades italianas para jantar. A pizza é ótima, e de massa fininha, bem diferente da que se pede no room service.

Nas áreas molhadas há três opções à beira-mar e uma na cobertura no Sky Bar, com quatro jacuzzis de água quente ao lado das piscinas. Os hóspedes podem ainda fazer aulas de introdução ao mergulho, mergulho com instrução, bocha, aeróbica, hidroginástica, ioga, corrida, aulas de dança, aulas de culinária,
vôlei, futebol, tênis de mesa, usar bicicletas, jogar dardos, jogos de tabuleiro, tiro com arco, tiro com rifle de ar e bilhar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Moeda: Dólar Jamaicano

Língua: Inglês e patwa (dialeto)

Melhor período:
Entre dezembro e abril chove menos. De junho a novembro pode haver furacões, mas é preciso chegar. Setembro é o mês mais crítico.

Visto:
Não é preciso para permanências de até 30 dias.

Vacina:
É necessário portar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

Fuso horário:
No horário de verão brasileiro, três horas antes do horário de Brasília (DF). No restante do ano, duas horas atrás.

Dicas de hospedagem:
Excellence Oyster Bay: www.excellenceresorts.com
S Hotel: www.shoteljamaica.com

Quem leva:
Copa Airlines, com conexão na Cidade do Panamá

Receptivo:
Paradise Travel www.paradisetravelsinjamaica.com

O Brasilturis viajou a convite do Turismo da Jamaica com proteção Affinity e dados de rede móvel Flexiroam X

Leia Também:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here