A Jetblue anunciou planos para adicionar 30 aeronaves A220-300 à sua carteira de pedidos, acelerando a retirada de sua frota Embraer E190. Isso significa que a transportadora terá um total de 100 aeronaves A220 em sua frota e encomendados.

A transportadora anunciou seu pedido inicial de 60 aeronaves A220 e a opção de 60 aeronaves adicionais em 2018, dez das quais foram convertidas em pedidos firmes em 2019. A Jetblue viu sua primeira aeronave entregue em dezembro de 2020 e receberá sua nona aeronave este mês, seguido de mais nove neste ano e mais 21 em 2023.

A JetBlue diz que o pedido a ajudará a manter os custos baixos, afirmando que o A220 oferece custos operacionais diretos quase 30% mais baixos por assento em comparação com a frota da Embraer que está substituindo. O último E190 da transportadora está programado para sair da frota em 2026.

A transportadora também observa a importância sustentável do pedido, afirmando que está priorizando aeronaves e motores com baixo consumo de combustível para reduzir as emissões. No início deste ano, a Jetblue anunciou planos para atingir zero emissões líquidas de carbono em todas as operações até 2040.

“Já estamos vendo os benefícios dos oito A220 que adicionamos à frota e estamos muito felizes por ter mais a caminho. Vimos aumentos de dois dígitos nas pontuações de satisfação do cliente, e essas aeronaves com baixo consumo de combustível apoiam nossa liderança na redução das emissões de carbono”, comentou Robin Hayes, CEO e presidente da Jetblue.

“Com 30 A220 adicionais encomendados, estamos em posição de acelerar nossos planos de modernização da frota para oferecer um desempenho de custo mais forte e apoiar nossa estratégia de rede de cidades focadas”, concluiu.