Jornada Rio de Mãos Dadas incentiva retomada do Turismo no RJ

Em sua nova edição – que ocorre no dia 17 de maio -, a jornada Rio de Mãos Dadas visa contribuir o desenvolvimento econômico dos municípios

Rio de Mãos Dadas

A jornada Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovida pelos sindicatos filiados à Fecomércio RJ, o Senac RJ, e o Sebrae Rio, realiza nova edição no próximo dia 17 de maio, às 16h. A ideia é incentivar a retomada do turismo na região serrana, contribuindo para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia.

Com o tema “Hotelaria e Gastronomia em tempos de Pandemia: Como se Reposicionar no Cenário Atual”, o evento é voltado para pequenos e médios empresários de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. A iniciativa terá palestras com chefs embaixadores do Senac RJ, Teresa Corção e Frédéric de Maeyer, além de Gustavo Araújo, coordenador da gradução em Hotelaria do Senac RJ. Os profissionais oferecerão mentorias individualizadas para os presentes.

A demanda reprimida devido às restrições sanitárias, o medo de viajar durante a pandemia e os protocolos que limitam o número de clientes em restaurantes, hotéis, transportes e equipamentos turísticos são alguns desafios que o setor enfrenta atualmente para a retomada do turismo doméstico.

“O Rio de Mãos Dadas pelo Interior tem o objetivo de contribuir para recuperar a confiança do setor mediante a oferta de qualificações e treinamentos sob medida para os empresários. São novas ferramentas, tecnologias e processos que poderão auxiliá-los na retomada das atividades econômicas”, enfatiza Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio.

Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, afirma que, segundo pesquisa, 85,5% dos respondentes alegaram que viajar é prioridade nos próximos meses. Além disso, o estudo notou que a recuperação do setor tende a ser por etapas.

“A procura por destinos internos aumentará consideravelmente e a experiência do consumidor será um dos fatores de sucesso. Antes, o empreendedor precisa estar atento as novas necessidades que serão implementadas como: transmitir segurança ao cliente, a utilização de novas tecnologias e serviços, a harmonização de protocolos e a adoção do conceito low touch”, complementa a profissional.

O Rio de Mãos Dadas pelo Interior teve início em março e já realizou três edições voltadas para os empresários do Varejo, em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Outras 19 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital, onde também serão abordados os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros.

Deixe uma resposta