KLM lança treinamento em realidade virtual para pilotos; confira

O cursos foram desenvolvidos internamente e serão adicionais ao treinamento normal de pilotos

klm

A partir de 5 de novembro, a KLM disponibilizará o treinamento em Realidade Virtual para pilotos voando modelos Embraer 175 e 190 na KLM Cityhopper (KLC), divisão regional da companhia para voos dentro da Europa.

A subsidiária da KLM, KLM Cityhopper, opera voos dentro da Europa com uma frota exclusiva de aeronaves Embraer. São 49 unidades no total, sendo 17 do modelo 175 e outras 32 do modelo 190, todas da primeira geração.

“A realidade virtual torna o treinamento facilmente acessível. É sob demanda e independente do local, pilotos não precisam estar em sala de aula ou simulador em um determinado momento. Além disso, convida-os a explorar, algo que podem fazer com segurança em um ambiente virtual .A realidade virtual permite que pilotos se familiarizem com o cockpit com antecedência, para que façam um uso mais eficaz do tempo do simulador “, afirma Sebastian Gerkens, Instrutor Sênior da Embraer na KLM Cityhopper.

A nova abordagem de treinamento também gerará economia de custos, porque reduz o número de fornecedores externos e torna a programação de voo de pilotos mais flexível. O treinamento consiste em três aplicações, e são parte do curso de classificação de tipos, no qual os profissionais aprendem as características específicas do tipo de aeronave que voarão.

• Cockpit virtual, consiste em uma imagem interativa gerada por computador, e pode operar e ler os vários botões e medidores e testar a si mesmo;

• Vídeo instrutivo, no qual o piloto pode assistir o que acontece na cabine durante um voo real em um filme de 360 graus;

• Reconhecimento e checagem da aeronave, em que o piloto pode andar pelo avião e ao redor do mesmo graças a imagens estáticas de 360 graus.

“O cockpit virtual interativo foi criado inteiramente por nossa equipe de desenvolvedores de realidade virtual e designers 3D. Para produzir o vídeo e as fotos de 360 graus, um de nossos engenheiros sentou-se na cabine operando com uma câmera avançada de 360 graus durante o voo, em estreita cooperação com os pilotos KLM Cityhopper. Nossos desenvolvedores não têm a menor ideia de como funciona um Embraer, embora eles certamente tenham aprendido muito”, explica Werner Soeteman, gerente do Centro de Excelência em realidade virtual da KLM IT.

Assista ao vídeo do treinamento de pilotos no player abaixo


Deixe uma resposta